segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cooperação em energia e inovação

Brasil e Portugal assinaram em 19 de maio de 2010, declaração conjunta definindo prioridades estratégicas para o estabelecimento de cooperação nas áreas de energia, ciência, tecnologia e inovação, além da promoção e divulgação da língua portuguesa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro ministro José Sócrates também reafirmaram o interesse em ampliar e diversificar as relações econômicas e comerciais.
Durante a 10º Cimeira Brasil e Portugal, os dois países anunciaram a criação de um grupo de trabalho sobre energia com o objetivo de desenvolver o relacionamento entre os dois países nas áreas de petróleo e biodiesel, além de promover a cooperação trilateral com a África.
Novo modo de produzir eletricidade
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, descobriu um fenômeno que faz com que ondas de energia sejam lançadas por nanotubos.
Veículos elétricos: país começa a acelerar pesquisas
Ainda que em marcha lenta, os investimentos em pesquisas para o desenvolvimento de veículos elétricos começam a sair do lugar no Brasil.
Tecnologia verde
O Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) assinou em 23/04/2010 com a Unimicro Tecnologia e Sistemas um protocolo que prevê o lançamento de uma linha de produtos de tecnologia verde.
Uso energético de resíduos em foco
Aconteceu em 06/05/2010 o seminário "Uso energético de resíduos", promovido pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, em parceria com a Iniciativa MDL - GTZ. (ambienteenergia.com.br)

Nenhum comentário: