quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tornar as deslocações mais ecológicas

Os nossos dias são passados a andar de um lado para o outro, entre a casa, o trabalho, a escola, as compras e as saídas de lazer, a verdade é que nos deslocamos muito de carro, o que prejudica o meio ambiente. Opte por meios de transporte mais verdes e torne as deslocações diárias mais ecológicas.
- O consumo de cada litro de combustível produz 2,5 kg de CO2, o que está a prejudicar o meio ambiente. Sempre que possível, deixe o carro parado, vá a pé e reduza a sua pegada de carbono.
Troque o automóvel pelos transportes públicos: metro, trem, ônibus. Para além de serem mais econômicos quando comparados aos custos de um carro, este tipo de transporte alternativo é amigo do ambiente. Sabia que uma pessoa a viajar de carro produz nove vezes mais CO2 do que se fizesse a mesma viagem de comboio?
- Seja apologista das boleias, ou seja, porque levar quatro carros para o mesmo local, emprego, uma saída entre amigos, com quatro pessoas sozinhas dentro dos mesmos, quando se pode levar apenas um carro? O planeta agradece!
- Ande mais de bicicleta, patins ou skate, para além de ser uma atividade gratuita e ecológica, está ainda a fazer exercício físico ao ar livre.
- Sabia que uma mota de 125cc produz menos 65% de CO2 e gasta apenas um terço daquilo que gasta um automóvel? As motas, assim como as scooters, podem ser alternativas ecológicas quando comparadas com os carros.
- Evite as viagens de carro curtas. Quando o motor do carro está frio, produz mais emissões de CO2, ou seja, mais poluição. Quando pegar no seu automóvel, faça questão de fazer o máximo possível de deslocações, ao invés de uma pequena deslocação por dia.
- Assegure a manutenção do automóvel: um carro que não esteja a funcionar a 100% gasta mais e polui mais. Por exemplo, se a pressão dos pneus estiver em baixo, o veículo gasta mais.
- Conduza mais devagar, ao acelerar acima dos 120 km/hora, vai aumentar o consumo de combustível em cerca de 30%, o que significa mais emissões de CO2 e uma maior poluição do meio ambiente.
- O para-arranca da circulação rodoviária é um dos maiores consumidores de combustíveis e, consequentemente, da emissão de gases, com efeito, estufa. Como contornar esta forma pouco ecológica de conduzir? Evitar os horários e/ou as zonas de maior congestionamento de trânsito, procure rotas alternativas ou saia de casa mais cedo.
- Se não for uma necessidade absoluta, evite comprar carros muito grandes, os modelos pesados podem gastar até 50% mais combustível do que um veículo ligeiro.
- Outra forma de tornar as deslocações de carro mais ecológicas é o uso de biocombustíveis: produzidos a partir de fontes de energia renováveis, incluem ingredientes como milho, soja, linhaça, pinhão-manso, mamona, cana-de-açúcar, óleo de palma, biomassa florestal e resíduos agro-pecuários, entre outros.
- Se tiver dentro do carro parado, desligue o motor e evite uma poluição desnecessária, para além de poupar em combustível.
- Evite a utilização excessiva do ar condicionado do carro, optando antes por circular com os vidros abertos.
- Retire o peso excessivo que um carro pode ter mala cheia para diminuir o consumo de combustível.
- Se vai trocar ou comprar um carro novo, porque não optar por um modelo que seja ecológico? Os carros híbridos e elétricos serão o futuro do transporte sustentável. (umavidaverde)

Nenhum comentário: