O Ônibus elétrico-híbrido (português
brasileiro) ou Autocarro elétrico-híbrido (português europeu) é um ônibus que utiliza tecnologia similar a de um
trólebus. A diferença é que ele é capaz de gerar sozinho (com a ajuda de um
motor a diesel) a energia necessária para se locomover, diferente dos trólebus
que necessitam de uma rede elétrica.
A tecnologia
utilizada nos híbridos para controlar a aceleração, a velocidade e o sistema de
freios é mais moderna. A partida é dada utilizando um motor a diesel, e depois
disso o ônibus utiliza o motor elétrico para se locomover, e também para fazer
funcionar o restante dos equipamentos do veículo. A emissão de fumaça é 90%
menor em relação aos ônibus tradicionais. O principal empecilho na aceitação
destes veículos por proprietários de empresas de ônibus é o valor. Eles são 40%
mais caros do que os ônibus comuns, porém a vida útil destes ônibus pode
ultrapassar os 25 anos. (wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário