sábado, 20 de dezembro de 2014

Ceará produzirá biogás proveniente de lixo

Biogás proveniente de lixo será produzido no Ceará
O incentivo ao uso de fontes alternativas de energia tomou um novo fôlego no nordeste graças ao projeto aprovado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) do Ceará. A partir de agora, o Governo do Ceará vai passar a estimular a produção de biogás gerado nos aterros sanitários e usinas de tratamento de resíduos e efluentes.
O projeto, que foi aprovado durante a 227º reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Coema, se enquadra nas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa do Tratado de Quito, o qual o Brasil faz parte. Lembrando que, segundo o Conpam, já existe um estudo preliminar que garante a viabilidade ao projeto de captura do gás metano existente nos aterros de Caucaia, Maracanaú e Eusébio, em se falando de Fortaleza e Região Metropolitana.
O Conpam também se comprometeu a incentivar empresas a usar esse gás renovável criando a certificação Produção Limpa que será concedida às empreendimentos que fizerem uso do GNR produzido no Ceará a partir do Biogás.
No Brasil, a cidade de São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a aproveitar a parte orgânica do lixo, que ao se decompor vira gás metano, um gás de efeito estufa, de combustão fácil.
Segundo o documento aprovado, o GNR produzido no Ceará e adquirido pelas empresas distribuidoras de gás para fins industriais deverá atender a todas as condições e especificações técnicas previstas na Resolução n° 16, de 17/06/08 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível – ANP, nos termos da legislação federal. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: