sábado, 20 de dezembro de 2014

USP transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

Iniciativa da USP transforma óleo de cozinha usado em biodiesel
Jogar óleo de cozinha usado na pia não só contamina a água, mas prejudica o solo, o ar, a saúde dos animais e também das pessoas. Tudo isso porque, quando o óleo fica retido no encanamento, ele entope as tubulações, e para tirar, só com muitos produtos químicos… Além do mais, se não houver um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha pelos rios e represas e acaba matando muitas espécies que vivem nesses locais.
Para minimizar esses danos ao meio ambiente, várias iniciativas de reciclagem do produto têm surgido no Brasil. É o caso da Universidade de São Paulo, que possui uma usina produtora de biodiesel feito com diferentes tipos de óleo, como o de soja, dendê, mamona e também com óleos de cozinha usados.
O professor de gestão ambiental da USP, Sérgio Pacca, explica que o grupo pretende produzir combustível para os ônibus que transitam dentro do campus.
Além do biodiesel, é possível fazer, com óleo usado, resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até ração para animais. A dona de Casa Olga Barbosa sempre separa o óleo que ela utiliza na cozinha.
Para entregar o óleo usado é preciso guardá-lo em garrafas PET ou de plástico. Cada cidade possui um sistema de coleta, seja pela própria prefeitura ou por meio de cooperativas. Além de beneficiar o meio-ambiente, os produtos são fonte de renda para as pessoas que trabalham com a reciclagem. (ecodebate)

Nenhum comentário: