quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Energia é base para sociedade mais sólida

Energia é base para sociedade mais sólida e um dos maiores desafios da infraestrutura
A inovação social se apoia na certeza de que a resposta às demandas atuais do planeta, entre elas as energéticas, está na tecnologia baseada em soluções de estrutura social sustentáveis.
Recorrer a fontes renováveis de energia limpa e pesquisar novas tecnologias para consegui-las? Ou explorar até além do possível os recursos disponíveis - e pagar o preço ambiental? A escolha seria até fácil (e óbvia) se as riquezas naturais fossem distribuídas de modo igual entre todos os territórios do planeta. Sua população, porém, só tende a aumentar (e não necessariamente onde há mais recursos). E queimar combustíveis para gerar energia, por exemplo, aponta para o declínio do modelo extrativista, em nome da sobrevivência.
Há saída?
Dentro dos princípios da Inovação Social, o campo para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias parece ser a direção a tomar. Resumindo: o desafio é encontrar saídas socialmente sustentáveis para a questão. Dados divulgados em outubro pela consultoria Frost & Sullivan, em seu Social Innovation Whitepaper, por exemplo, dão conta de que, em pouco mais de cinco anos, por volta de 2020, 56% da população mundial viverá em áreas urbanas. Para garantir qualidade de vida das pessoas que viverão nas 35 megacidades que o estudo prevê, certamente serão demandados recursos que o planeta talvez não tenha para oferecer hoje. E a energia, juntamente com saúde e Infraestrutura urbana, está no topo da lista na busca por novas soluções.
O desafio hoje é criar novas soluções de geração e distribuição de energias alternativas para a sustentabilidade das cidades.
Empresas que antecipam soluções
Uma das boas notícias nesse campo é que já há empresas que, além de adotar um discurso da sustentabilidade, da responsabilidade social e do futuro, arregaçam as mangas no desenvolvimento de respostas viáveis em larga escala. A Hitachi é um dos melhores exemplos do que isso significa: com seis centros de pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo, trabalha para desenvolver, hoje, soluções em tecnologia e serviços na área de energia para diminuir o impacto do crescimento populacional.
Em seu portfolio de produtos e soluções avançadas, a Hitachi apresenta de equipamentos em geração, transmissão, conversão e distribuição de energia a sistemas para estabilização dos sistemas e redes de energia para monitoramento e controle de redes distribuidoras.
No Japão, por exemplo, a instalação de megausinas de energia solar, como as de Ogishima e de Oita, tinha um problema: a flutuação do volume de energia produzida, por causa da variação da incidência solar. A Hitachi, que tem fornecido soluções de engenharia e construção de usinas solares em larga escala por todo o Japão, desenvolveu condicionadores de energia, transformadores e outros equipamentos de ponta para equacionar a questão.
Outra contribuição em larga escala para a produção de energias renováveis da Hitachi está no trabalho efetivo no desenvolvimento e comercialização de sistemas de geração eólica, tendo sido pioneira ao desenvolver as turbinas utilizadas na Usina de Kamisu, o primeiro parque eólico offshore do Japão.
E a Hitachi, por saber que essas inovações tecnológicas podem ter seu potencial ampliado, aposta na sua otimização por meio da aplicação de Tecnologia da Informação. Um bom exemplo é o Smart Grid, um conceito de rede de distribuição de energia. Ele controla o fluxo de energia elétrica, monitorando consumo e geração de energia para alcançar equilíbrio entre demanda e oferta.
Projeto ousado desenvolvido para o Reino Unido
Reduzir suas emissões de CO2 em 80% até 2050 sobre os índices de 1990. Meta ambiciosa auto imposta pelo Reino Unido certamente vai contar com energia renovável como energia solar ou eólica. Essas, porém, é apenas parte da solução.
Afinal, com essas mudanças, novos problemas específicos surgirão para as redes de distribuição de energia do país. Uma revolução em todo o sistema se faz necessária.
Para atingir suas metas nessa mudança global os Operadores de Rede de Distribuição do Reino Unido têm contado com o suporte do Grupo de Energia da Hitachi na Europa para Cidades Inteligentes. As soluções têm passado pela adoção de tecnologia de geração renovável e de controle de flutuação de voltagem - o que permite a unificação das redes de distribuição com perda mínima. (icna)

Nenhum comentário: