Voo foi
realizado com 787 abastecido com combustível feito de óleo vegetal e resíduos
de gordura.
A
Boeing completou o primeiro voo, no mundo, utilizando o chamado diesel verde,
biocombustível sustentável e amplamente empregado no transporte terrestre. O
voo foi realizado pelo 787 ecoDemonstrator, que voou com uma mistura de 15% de
diesel verde e 85% de querosene aeronáutico no tanque que abastece o motor
esquerdo.
“O
diesel verde oferece uma enorme oportunidade de fazer com que um biocombustível
sustentável esteja mais disponível e a preços mais em conta para os nossos
clientes”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração
Ambiental da Boeing Commercial Airplanes. “Vamos fornecer dados de vários voos
do ecoDemonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para
a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa
indústria”, completa a executiva.
O
diesel verde sustentável é feito através de uma mistura de óleos vegetais,
resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais. A Boeing já havia verificado
que existe uma semelhança química desse combustível com o HEFA (ésteres e
ácidos graxos hidroprocessados) aprovado como biocombustível para a aviação em
2011. O diesel verde é quimicamente distinto e um combustível diferente do
“biodiesel”, que também é utilizado no transporte terrestre.
Com uma
capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos
EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da
demanda global para combustível para aeronaves. Com custo no atacado de cerca
de US$3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde
chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação.
“O
avião teve o desempenho esperado com a mistura de diesel verde, assim como
acontece com o combustível convencional para aeronaves”, disse o Comandante
Mike Carriker, Piloto Chefe para Desenvolvimento da Boeing Test &
Evaluation. “É exatamente isso que queremos ver nos testes de voo com um novo
tipo de combustível”.
O
diesel verde está entre as mais de 25 novas tecnologias sendo testados pelo
programa ecoDemonstrator da Boeing a bordo do 787 Dreamliner (ZA004). O
programa acelera o teste, o refinamento e o uso de novas tecnologias e métodos
que podem melhorar o desempenho ambiental da aviação.
Considerando
o ciclo de vida, o diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50%
a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil,
baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator. O
teste de voo foi coordenado com a FAA (Federal Aviation Administration) dos
EUA, a Rolls-Royce, a Pratt & Whitney e a EPIC Aviation. (airfln)
Nenhum comentário:
Postar um comentário