quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Merkel quer incentivos para cumprir meta de carros elétricos

Angela Merkel, chanceler alemã, quer incentivos para cumprir meta de carros elétricos
Carro elétrico: no ano passado, as vendas de carros elétricos na Alemanha somaram cerca de 7.600 unidades.
A chanceler Angela Merkel afirmou que a Alemanha precisará oferecer mais incentivos para cumprir a meta de ter 1 milhão de carros elétricos nas ruas do país até 2020.
“Há muito a fazer”, disse Merkel, hoje durante uma coletiva de imprensa em Berlim. “Vemos que são necessários mais subsídios. Precisamos falar com os estados alemães sobre isso”.
Merkel está muito atrasada em seu esforço para chegar ao total de 1 milhão de veículos elétricos, em parte porque seu governo tem relutado em dar incentivos como os oferecidos na França, onde os consumidores recebem até 6.300 euros (US$ 7.840) para ajudar a cobrir o alto custo dos veículos de baixa emissão.
No ano passado, as vendas de carros elétricos na Alemanha somaram cerca de 7.600 unidades, enquanto na França a demanda foi quase duas vezes maior, de 14.400.
Embora neste ano as vendas tenham saltado cerca de 68%, “estamos longe da nossa meta de estabelecer a Alemanha com um mercado líder para a eletromobilidade”, disse Matthias Wissmann, presidente da federação automotiva alemã, a VDA. “O governo precisa agir” para incentivar a demanda, oferecendo, por exemplo, incentivos fiscais corporativos para carros elétricos.
A chanceler está tentando reduzir as emissões pressionando a indústria automotiva do país a produzir mais carros elétricos depois que fabricantes de veículos francesas, japonesas e americanas abriram uma liderança inicial. As fabricantes de veículos alemãs oferecerão 17 modelos elétricos até o fim de 2014 e outros 12 sairão à venda no ano que vem, segundo a VDA.
Estações de recarga
Em setembro, a equipe de Merkel anunciou planos para oferecer privilégios especiais aos compradores de carros elétricos, em apoio a um projeto de lei que permitiria que as municipalidades oferecessem estacionamento gratuito e o direito de usar pistas exclusivas para ônibus àqueles que dirigem carros movidos a bateria, veículos de célula de combustível e alguns híbridos plug-in.
Existem cerca de 24.000 veículos elétricos atualmente nas ruas da Alemanha e o país tem 4.800 estações de recarga, disse Henning Kagermann, ex-CEO da produtora de software SAP, que está liderando a medida do governo em prol dos carros elétricos. O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, disse que a Alemanha adicionará 400 estações em pontos de parada para descanso na rede de rodovias para que seja possível viajar pelo país com veículos elétricos.
“Nós precisamos de uma superinfraestrutura de recarga na qual você possa carregar 80 por cento da bateria em 15 minutos”, disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Administração Automotiva da Universidade de Ciências Aplicadas em Bergisch Gladbach, Alemanha. “O governo pode ajudar a estabelecer padrões para os plugs para tornar as estações de recarga acessíveis para veículos de todas as marcas. Nós ainda estamos no velho oeste dos carros elétricos”.
BMW i3
Entre os veículos de emissão zero de fabricantes alemãs estão o carro urbano i3, da Bayerische Motoren Werke AG, além de versões elétricas do Smart, carro de dois assentos da Daimler AG, e do Classe B, da Mercedes-Benz. A Volkswagen AG vende o Up! e o Golf com motores elétricos. Todos esses modelos surgem após a chegada ao mercado do Model S, da Tesla Motors Inc., do Leaf, da Nissan Motor Co., e do Volt, da General Motors Co.
A Alemanha foi pioneira dos transportes ao inaugurar a primeira rodovia da Europa apenas para carros, em Berlim, em 1921. Suas rodovias de direção livre, que muitas vezes não têm limite de velocidade, impulsionaram uma cultura motorizada, ajudando a BMW, a Mercedes e as marcas Audi e Porsche, da VW, a dominarem o mercado de carros de alto padrão.
O governo anunciou hoje um plano de realização de uma conferência no próximo verão em Berlim (terceiro trimestre de 2015) para discutir de que forma o país poderá progredir mais em termos de eletromobilidade.
10 luxuosos carros híbridos e elétricos
A onda de automóveis verdes atinge até mesmo os modelos mais imponentes. Luxo agora é conciliar o requinte do interior e do acabamento com um motor amigo do meio ambiente.
O segmento automotivo de ultra-luxo fez seu début no hall dos veículos ecologicamente corretos com o lançamento do primeiro Rolls Royce elétrico, o 102EX Phantom Experimental Electric, no salão do automóvel de Genebra, em março. Com chassis em alumínio, o carro conta com dois motores elétricos que, juntos, rendem 290 kW, o equivalente a 389 cv.
Testes de pré-lançamento sugerem que o novo Phantom deve ser capaz de fazer 200 km com uma única recarga da bateria de íons de lítio, localizada sob o capô.
O veículo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. Claro que tudo isso sai por um preço nada doce - a expectativa é de que custe pelo menos 1,6 milhão de dólares. Segundo a fabricante inglesa, o 102 EX foram produzidos em caráter experimental para testar o 'apetite' do mercado automobilístico de luxo por carros verdes.
Cadillac Elétrico
Dê uma espiada no carro ao lado. Bonito, não? Pois será assim o primeiro automóvel com propulsão elétrica da centenária marca de luxo Cadillac. A produção dessa máquina verde de contornos requintados deverá começar entre 2013 e 2014, de acordo com a General Motors (GM). O Caddilac ELR, como foi chamado, irá utilizar um sistema de propulsão composto por uma bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico além de um motor de quatro cilindros a gasolina.
Aqui, a fonte de locomoção primária é a energia elétrica, com o motor a gasolina entrando em funcionamento apenas para carregar a bateria. A autonomia do veículo é de 500 Km, mesmo nível de outros modelos da fabricante GM, como o Chevrolet Volt e o Opel Ampera. Trata-se de um desempenho invejável se comparado com outros modelos “verdes” propostos pelo mercado de luxo, como o esportivo Fisker Karma elétrico ou o Phantom Experimental Electric, primeiro protótipo da ultra-luxuosa Rolls Royce.
Porsche Cayenne Hybrid
De olho nas tendências e também na sua imagem, a Porsche desenvolveu o Cayenne S Hybrid, utilitário esportivo movido a gasolina e eletricidade. Lançado em 2010 na Europa, o modelo é equipado com um motor 3.0 V6 a gasolina, de origem Audi, com 333 cavalos de potência, associado a um motor elétrico de 52 cavalos. Segundo a empresa alemã, o consumo médio do motor é inferior a 9 litros e tem emissões de CO2 de 210 g/km - 100 a menos em comparação com o Cayenne S V8 a gasolina, cujo consumo médio de combustível é superior aos 15 litros/100 km.
Mercedes-Bens S400 Hybrid
A Mercedes-Benz lançou por aqui, em junho de 2010, o S 400 Hybrid, o primeiro automóvel híbrido à venda no Brasil. O sedan de alto luxo, que custa 253,5 mil dólares (cerca de 455 mil reais), possui um motor a gasolina 3.5 e uma unidade elétrica que rendem 299 cavalos de potência máxima. Com isso, ele é capaz de chegar à velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O consumo médio é de 11,9 km/l de gasolina, segundo a fabricante. A emissão de gás carbônico é de 186 gramas por quilômetro, compatível com carros com motor 1.6 a 1.8 na Europa - onde foi lançado no ano passado.
BMW Active Hybrid 7
A versão ecológica para carros de luxo da BMW é o sedã Active Hybrid 7, que faz frente a lançamentos "verdes" da concorrência, como o Mercedes S400 Hybrid. Segundo a montadora, o modelo tem a performance e o conforto de um BMW da série 7, mas agora com tecnologia ambiental na forma de um motor elétrico de 20 cv de potência combinado a um propulsor V8 a gasolina biturbo. Juntos eles geram 465 cv, que garantem ao carro uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e velocidade máxima de 250 km/h.
NC Mazda MX
Nem só de grandes indústrias automotivas vive o nascente mercado de carros elétricos. Há pequenas empresas que também produzem modelos incríveis e exclusivos. A japonesa Mitsuoka Motor é uma delas. Um dos seus veículos de maior destaque, o luxuoso NC Mazda MX, que mistura o estilo clássico com o esportivo, ganhou uma versão elétrica. Produzido de forma artesanal, o Himiko, como foi chamado, tem cerca de 168 baterias de lítios sob o capô. Segundo o fabricante, o carro faz 550 km com uma única recarga.
Fisker Karma Elétrico
A fabricante americana de carros de luxo Fisker Automative também já fez sua aposta ecológica para o segmento de esportivos. Os primeiros exemplares do Fisker Karma Eletric, um sedã elétrico com teto solar para quatro passageiros, chegaram ao mercado americano no ano passado.
O carro vem com dois motores elétricos de baterias de íon de lítio, com autonomia de 80 Km, e um motor de combustão interna, de apenas 2l, que funciona como gerador para alimentar o primeiro sistema. No modo elétrico, esse superesportivo de luxo pode atingir uma velocidade máxima de 153 km/h, mas se passar para o modo híbrido atinge facilmente os 200 km/h. Os motores elétricos somam 408cv e aceleram de 0 a 100 km em 5,9 segundos.
Aston Martin elétrico
A fabricante inglesa de carros esportivos de luxo Aston Martin – famosa pela ficção dos espiões britânico James Bond – anunciou em maio, o desenvolvimento do seu primeiro carro elétrico. O modelo mais ecológico da marca será uma adaptação do caçula urbano Cygnet, um Toyota iQ com a estética da Aston desenvolvido em parceria e lançado em 2009. De dimensões compactas, o esportivo verde está previsto para chegar aos mercados em 2013, um ano depois do lançamento da versão elétrica da fabricante japonesa, e deve atender às cada vez mais rigorosas leis de emissões da Europa.
Lincoln MKZ
O primeiro híbrido de luxo do Grupo Ford associa um motor a combustão de quatro cilindros e 2,5 litros e um motor elétrico, que juntos entregam um potência máxima de 190 cavalos. O sedã de interior luxuoso e com excelentes acabamentos tem desempenho que impressiona, fazendo 17,4 km/l na cidade. O carro traz ainda um dispositivo de direção inovador no painel – o SmartGauge com EcoGuide -, que ajuda o motorista a aprimorar a economia de combustível e o desempenho do híbrido.
Lexus CT200h
Investir em tecnologias que contribuam com a preservação da natureza é um dos motes da divisão de veículos de luxo da Toyota. A aposta verde da Lexus é o modelo compacto CT200h. O primeiro carro híbrido da Lexus utiliza uma motorização hibrida a gasolina, com uma potência de 98 cv, e elétrica, com uma potência de 38 cv. Em termos de desempenho, o CT200h apresenta consumo de 3,8 l/100 km e emissões reduzidas de CO2 (87 g/km). Dispondo de três modos de condução, o compacto aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,3 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. (exame)

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