segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alemanha banirá carros a diesel e a gasolina em 15 anos

Objetivo é reduzir entre 80% e 95% os níveis de emissão de CO2 até 2050.
BMW i3.
Todos os carros fabricados na Alemanha precisarão emitir zero poluente a partir 2030. Segundo informações da Bloomberg, o objetivo da iniciativa é cumprir a meta de reduzir entre 80% e 95% os níveis de emissão de dióxido de carbono até 2050.
Para Rainer Baake, vice-ministro da Economia do país, os registros de novos carros a diesel ou a gasolina devem ser vetados gradualmente nos próximos 15 anos, uma vez que a vida útil de um veículo é de aproximadamente 20 anos. “Por ora, não temos uma solução para acabar com as emissões dos caminhões, mas sabemos como fazer isso com os carros”, afirmou.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente alemão, um quinto de toda a poluição por dióxido de carbono do país provém dos gases do efeito estufa emitidos pelos meios de transporte. A Alemanha se comprometeu a reduzir os níveis de emissões em 40% até 2020 (em comparação às medições de 1990), mas a adoção de carros elétricos não tem sido tão rápida quanto o planejado.
Toyota Prius 2016.
Em 2016, a chanceler Angela Merkel prometeu subsídios para facilitar a aquisição desses veículos “limpos”. Agora, assim como na China, na Noruega e na França, os compradores de carros elétricos ou híbridos podem pedir incentivos em dinheiro ao governo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, essa iniciativa pode emplacar a venda de aproximadamente 500 mil veículos desse tipo até 2020.
De acordo com uma previsão do Centro de Gestão Automotiva, carros puramente elétricos serão cerca de 8% dos veículos da Alemanha em 2025 (hoje, representam só 0,6% desse total). O governo alemão também planeja instalar um milhão de postos para recarga de carros híbridos e elétricos até 2020 e seis milhões até 2030.
Atualmente, existem apenas 130 mil veículos híbridos e 25 mil elétricos no país europeu, contra 30 milhões de carros movidos a gasolina e 14,5 milhões a diesel. Os incentivos do governo podem ajudar a Alemanha a reduzir seus níveis de emissão de CO2 até 2050, mas o caminho para atingir o objetivo final é muito longo e ainda imprevisível. (globo)

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