Objetivo é
reduzir entre 80% e 95% os níveis de emissão de CO2 até 2050.
Todos os carros fabricados na
Alemanha precisarão emitir zero poluente a partir 2030. Segundo informações da Bloomberg, o objetivo da iniciativa é
cumprir a meta de reduzir entre 80% e 95% os níveis de emissão de dióxido de
carbono até 2050.
Para
Rainer Baake, vice-ministro da Economia do país, os registros de novos
carros a diesel ou a gasolina devem ser vetados gradualmente nos próximos 15
anos, uma vez que a vida útil de um veículo é de aproximadamente 20
anos. “Por ora, não temos uma solução para acabar com as emissões dos
caminhões, mas sabemos como fazer isso com os carros”, afirmou.
De
acordo com o Ministério do Meio Ambiente alemão, um quinto de toda a poluição
por dióxido de carbono do país provém dos gases do efeito estufa emitidos pelos
meios de transporte. A Alemanha se comprometeu a reduzir os níveis de
emissões em 40% até 2020 (em comparação às medições de 1990), mas a
adoção de carros elétricos não tem sido tão rápida quanto o planejado.
Toyota
Prius 2016.
Em
2016, a chanceler Angela Merkel prometeu subsídios para facilitar a aquisição
desses veículos “limpos”. Agora, assim como na China, na Noruega e na França, os
compradores de carros elétricos ou híbridos podem pedir incentivos em dinheiro
ao governo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, essa iniciativa
pode emplacar a venda de aproximadamente 500 mil veículos desse tipo até 2020.
De
acordo com uma previsão do Centro de Gestão Automotiva, carros puramente
elétricos serão cerca de 8% dos veículos da Alemanha em 2025 (hoje, representam
só 0,6% desse total). O governo alemão também planeja instalar um
milhão de postos para recarga de carros híbridos e elétricos até 2020 e seis
milhões até 2030.
Atualmente,
existem apenas 130 mil veículos híbridos e 25 mil elétricos no país europeu,
contra 30 milhões de carros movidos a gasolina e 14,5 milhões a diesel. Os
incentivos do governo podem ajudar a Alemanha a reduzir seus níveis de emissão
de CO2 até 2050, mas o caminho para atingir o objetivo final é muito
longo e ainda imprevisível. (globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário