terça-feira, 4 de outubro de 2016

Novo aplicativo usa energia renovável para carregar celular

Inédito, ZIIT foi desenvolvido pelo Instituto Totum.
Os usuários de telefone celular têm agora a opção de carregar os seus aparelhos usando energia renovável graças ao aplicativo ZIIT, lançado em 31/08/16 durante a 7ª edição do Brazil Wind Power,  no Rio de Janeiro.
Inédito no mundo, o aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Totum, encarregado da gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel).  O ZIIT, que já está disponível gratuitamente para download, pode ser instalado nos sistemas operacionais IOS e Android.
Ao baixar o aplicativo, o usuário está automaticamente adquirindo Certificados de Energia Renovável (CER) de empresas ou empreendimentos que, comprovadamente, geram energia limpa. Só que quem está adquirindo esses certificados no mercado é o Instituto Totum.
O ZIIT monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire CER mesma quantidade, em função da escolha da fonte renovável pelo usuário: solar, eólica, biomassa ou hídrica.
O Totum garante que para cada watt-hora (Wh) consumido pelo aparelho celular foi gerado um Wh equivalente de uma das fontes de energia renováveis escolhidos pelo usuário.
“O ZIIT aproxima a geração de energia limpa do consumidor final, despertando seu interesse e incentivando investimentos em energia renovável que, dentre outras vantagens, reduz a emissão de CO2 na atmosfera”, afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes.
O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de auto-regulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos.
Atual coordenador do Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil e Emissor Local credenciado pelo IREC – The International REC Standard. Ele fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais. (nbnbrasil)

Nenhum comentário: