domingo, 2 de outubro de 2016

Consumo de energia elétrica cresceu 0,9% em julho


Consumo de energia elétrica no país cresce 0,9% em julho/16, diz EPE.

Pela 1ª vez desde março/14, consumo da indústria ficou estável.

Nas residências houve aumento de 2,8% no período de um ano.

O consumo de energia elétrica no país subiu 0,9% em julho, em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 37.006 Gigawatts-hora (GWh), impulsionado pelo consumo residencial, que cresceu 2,8% em um ano, e pela estabilidade do gasto de energia do setor industrial (-0,2%). Os dados foram divulgados em 02/09/16 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Segundo a EPE, os motivos para a melhora da indústria, que ficou perto da estabilidade pela primeira vez desde março de 2014, “foram a base fraca de comparação em julho do ano passado e progressos em alguns segmentos industriais no mês passado”. Foram consumidos 13.860 GWh.
O setor comercial mostrou retração no consumo de eletricidade, com queda de 1,6% em julho, puxada principalmente pela região Sudeste (-3,1%).

Previsão para o ano
Em 2016, segundo estudos realizados em parceria com o Operador Nacional do Sistema - ONS, o consumo deverá crescer 0,4%. Na 1ª revisão, a previsão era de queda de 0,4%.
"Dentre as premissas que nortearam a revisão, não houve alteração do cenário econômico em relação à primeira revisão quadrimestral. Para o ano de 2016, mantém-se a expectativa de baixo nível da demanda interna e de que o consumo das famílias não seja retomado no curto prazo devido à continuidade do aumento da taxa de desemprego e da queda da renda real", afirmou a EPE. (g1)

Nenhum comentário: