sábado, 18 de fevereiro de 2017

Porque “superdimensionar” o seu inversor é uma boa ideia


Cada vez mais as empresas de energia solar estão “superdimensionando” os inversores colocando mais painéis do que a potência do Inversor. A instalação de geradores de energia solar no telhado com uma capacidade de painéis solares maior do que a capacidade do inversor é geralmente uma ideia muito boa. Vai certamente poupar dinheiro e também maximizar o desempenho do seu sistema se feito da forma correta. Neste artigo vamos explicar porque superdimensionar o seu inversor pode ser uma boa ideia.
Quando falamos “superdimensionar” o inversor estamos falando, por exemplo, que um inversor com potência nominal de 5kWp está com 6kWp de painéis conectado à ele. Ou seja, a potência somada dos painéis solares é maior que a potência nominal do inversor solar.
Para saber a potência do seu gerador solar é muito simples. Basta multiplicar o número de painéis pela capacidade nominal de um único painel em watts. Ex: Gerador com 10 painéis de 320 Watts possui uma potência de 3200Watts ou 3.2kWp.
Para saber a potência do seu inversor é tão fácil quanto - basta olhar na ficha técnica dele a potência máxima de saída.
Como as placas solares raramente produzem tanta energia quanto sua capacidade nominal, é possível adicionar painéis extras no seu sistema. Inclusive a capacidade extra do painel pode ajudar o inversor a atingir uma eficiência média mais elevada.
O inversor solar pode sim lidar com mais painéis do que a sua capacidade nominal 
Desde que o gerador solar seja devidamente projetado, qualquer inversor de qualidade vendido no Brasil deve ser capaz de lidar com um total de painéis solares um terço maior do que a potência nominal do inversor.
O que os fabricantes de inversores se preocupam é que a tensão e a corrente que entram no inversor nunca excedam em nenhum momento os limites especificados pois, não é bom quando isso acontece. Mas quando instalado corretamente, um inversor ligado a painéis com um terço a mais de capacidade nunca irá exceder esses limites e assim respeitando as normas dos fabricantes.
O Painel Solar quase nunca atinge a produção máxima de energia de sua potência nominal. 
Isso já foi mencionado antes no Portal Solar no nosso artigo “ Folha de Dados do Painel Solar – O que você precisa saber”. Resumindo.. quando alguém te fala que um dado painel solar possui uma potência de 320Watts isso quer dizer que em condições de teste o painel solar pode produzir 320Watts por hora. As condições de teste consideram uma temperatura do painel de 25°C o que nunca ocorre na vida real. Ou seja, um painel solar no telhado de uma casa no Rio de Janeiro poderá atingir temperaturas acima de 60°C em um dia quente tranquilamente.
Todo painel solar perde eficiência com o calor. Os painéis solares usam a luz do sol para gerar energia e não o calor. Um painel solar perde em média 0,45% da sua potência para cada 1°C acima de 25°C. No caso de um painel solar a 60°C a perda dele vai ser de aproximadamente 15.75%.  Ou seja, um painel solar de 320W quando atinge uma temperatura de 60°C no seu telhado vai produzir no máximo 269Watts.
Outro fator que contribui para o painel nunca atingir a sua potência nominal no nosso dia-a-dia é relacionado ao ângulo de inclinação dele. Um painel para atingir a potência mencionado na sua ficha técnica precisa ter 1000W de luz solar por m² atingindo ele perpendicularmente (Condições Padrão de Teste – STC). Isso raramente acontece devido a variação da altura do sol ao longo das estações do ano e a posição que o painel é instalado no telhado das casas.
Superdimensionar o seu inversor pode aumentar a eficiência dele
O Inversore grid-tie geralmente opera em um nível de eficiência elevado e bastante constante. No entanto, quando os painéis solares estão fornecendo menos de cerca de 25% da capacidade de um inversor, a sua eficiência cai. Isto é demonstrado abaixo pelo gráfico da curva de eficiência do inversor Fronius Primo que retirei de uma ficha técnica do fabricante:


Como é possível ver, quando os painéis estão fornecendo por volta de 30% da potência do Inversor, a eficiência dele é razoavelmente estável. Se ele cair abaixo deste nível o inversor não vai funcionar adequadamente.
Quando os painéis são sobredimensionados o inversor vai gastar menos tempo operando com menor eficiência em luz solar fraca (como em dias nublados) e, esta eficiência média mais alta ajuda a compensar a perda de energia elétrica quando a saída de energia dos painéis excede a capacidade nominal do inversor.
Porque não é ideal passar de 1/3 no superdimensionamento?
No gráfico abaixo é possível ver a curva de produção de energia de um gerador com inversor com potência nominal de 9kWp e potência total dos painéis de 15kWp. Ou seja um sistema superdimensionado em 2/3:


Inversores SMA
Em boas condições, quando o céu está claro, o sol está brilhando e o dia não esta quente, sistemas superdimensionados acima de 1/3 irão produzir mais energia do que seu inversor pode transformar em energia AC. Isso resulta em perda da energia gerada pelos painéis pois a potência de saída do inversor é limitada. Como mostrado no gráfico acima, a saída do inversor neste caso é limitada em 9kW e a energia extra produzida na hora do almoço não foi aproveitada. Isso aconteceu pois o sistema foi superdimensionado em muito mais do que 1/3. Neste caso em 2/3.
Comparação de Desempenho
PV Watts é um site do governo americano que nos possibilita fazer a simulação do desempenho do sistema quando superdimensionamos o inversor. No caso abaixo escolhemos um inversor com potência nominal de 4.kW e superdimensionamos ele em 30.44% para chegarmos em uma potência de painéis de 6kWp.
O PV Watts nos mostra qual é a produção anual de energia dos sistemas instalados em um telhado com direção Norte:


De acordo com PVwatts um inversor de 4,6 kW com 6kW de painéis produz 29,9% mais de eletricidade do que um inversor de 4,6 kW com 4,6 kW de painéis solares. Isso é um resultado muito bom dado que este sistema tem 30.44% mais capacidade do painel solar.

O que é muito impressionante é um inversor de 6 KW com 6 KW de painéis que só produzirá cerca de 0,4% mais de eletricidade ao longo de um ano do que um inversor de 4,6 quilowatts com 6 kW de painéis. O mesmo ocorre para telhados Leste e Oeste. (portalsolar)

Nenhum comentário: