sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Aplicativo revela potencial da energia solar em RJ


Conheça o aplicativo que revela o potencial da energia solar no Rio de Janeiro.
Recentemente, o Instituto Pereira Passos (IPP) desenvolveu um aplicativo online que mede a capacidade de geração de energia solar dos telhados da cidade do Rio de Janeiro. A tecnologia foi realizada em parceria com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e a Empresa de Pesquisa Energética (Epe) com apoio da GIZ, fundação de cooperação técnica da Alemanha com importante atuação na área energética.
Ao todo, foram pesquisados aproximadamente 1,5 milhão de telhados da capital. Os resultados foram interessantes porque comprovaram que o potencial de energia solar nas áreas mapeadas são maiores do que o consumo residencial.
De acordo com o portal oficial do aplicativo, o principal requisito para avaliação do potencial de geração foi a incidência solar do local onde o sistema seria instalado. “Esta incidência está sujeita a diversos fatores, que podem afetar a geração de energia tanto de forma positiva como negativa. Um dos fatores que devem ser considerados nesta avaliação é o sombreamento que o local candidato a recebe a um sistema fotovoltaico está sujeito”, afirma o documento que explica a metodologia do processo de pesquisa.
De maneira geral, o objetivo desse aplicativo de energia solar é informar a população a respeito do potencial de economia nas contas de luz com a instalação de algum tipo de gerador de energia solar.
Esse mapeamento faz parte do Programa Rio Capital da Energia, e se baseia no fato que, desde 2013, qualquer cidadão pode conectar equipamentos fotovoltaicos à rede de energia e receber créditos pela energia excedente gerada.
Vale ainda ressaltar que esse aplicativo não funciona apenas para os moradores da cidade, mas também para instituições e empresas do setor que podem utilizar alternativas de geração de energia renovável, como por exemplo, a iluminação solar e as placas de energia solar.
Outro ponto importante sobre o aplicativo é que, apesar de apresentar o potencial da cidade, nem todas as casas são capazes de produzir energia, visto que nem todos os telhados são viáveis para a instalação de um painel solar.
O Mapa Solar do Rio de Janeiro foi realizado a partir de ferramentas de geoprocessamento que fazem um cálculo da irradiação global incidente para os telhados das edificações da capital fluminense, considerando o sombreamento e demais obstáculos em torno das casas e outras edificações. O cálculo foi feito para duas datas específicas, 22 de dezembro (solstício de verão) e 20 junho (solstício de inverno) de 2015, datas que, a princípio, registram a mais alta e mais baixa irradiação solar durante o ano, respectivamente.
Para conferir o mapa completo, acesse o site com o mapa solar.
O que achou dessa notícia? Compartilhe-a com seus amigos do Rio de Janeiro! E se quiser ficar por dentro de mais detalhes a respeito de iniciativas em energia solar, fique de olho no Portal Solar! (portalsolar)




Nenhum comentário: