Depois de descobrirmos
detalhes de uma ciclovia na Polônia que utiliza energia solar para brilhar no
escuro, o blog Portal Solar traz mais uma novidade curiosa: a França inaugurou,
em dezembro do ano passado, a primeira estrada com placas solares.
Segundo informações
divulgadas à imprensa pela Deutsche Welle, esses painéis são capazes de
produzir energia suficiente para abastecer a iluminação pública da pequena
Tourouvre, cidade que abriga a tecnologia e que possui 5 mil habitantes. O
município fica na região noroeste da França, na região da Normandia.
Ao todo, o trecho tem um
quilômetro, e foi coberto com 2.800 m2 de placas solares revestidos
de resina e ligados à rede de energia elétrica local. Diariamente,
aproximadamente 2 mil veículos passam por lá.
O governo pretende aproveitar
a tecnologia como um teste de resistência das placas de energia solar, que são
produzidos pela firma francesa Colas, subsidiária da gigante da construção
Bouygues.
Em teoria, a empresa afirma
que se a França pavimentasse apenas um quarto dos seus quilômetros de estrada
com placas solares, poderia tornar-se independente de energia não renovável.
“Esse novo uso da energia
solar tira vantagem da grande infraestrutura de estradas que já está em uso
para produzir eletricidade sem necessidade de novos terrenos”, disse a ministra
francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, em entrevista à imprensa.
Além disso, a ministra
aproveitou para anunciar um plano de quatro anos voltado para o desenvolvimento
das estradas solares, com projetos iniciais previstos para Marselha, no sul da
França, e em Bretanha, no oeste.
A empreitada custou
aproximadamente 4.2 milhões de euros e está sendo levada também para outros
Países, como Estados Unidos, Alemanha e Holanda. A ideia é que apenas em 20% do
tempo as estradas sejam ocupadas por carros, dando mais liberdade para que as
superfícies absorvam os raios solares na maior parte do dia.
No entanto, existem
organizações ambientalistas que criticam a novidade. Devido ao alto valor do
investimento e da geração de energia que pode produzir, eles acreditam que o
custo-benefício está defasado.
A alternativa para a estrada
de energia solar seria a instalação de placas fotovoltaicas em telhados.
Especialistas afirmam que o preço do quilowatt desse tipo de tecnologia é de
apenas 1,3 euros, uma grande diferença diante dos 17 euros da estrada.
Além disso, eles também afirmam que as placas fotovoltaicas em instalações
inclinadas são mais eficientes na hora de produzir eletricidade.
Por outro lado, os
responsáveis pelo projeto da estrada de energia solar dizem que, se a demanda
para mais trechos aumentar, logo o preço irá cair. Eles garantem que, em 2020,
o preço do quilowatt produzido em um trecho solar será parecido ao de outra
usina, como a de placa fotovoltaica no telhado.
(portalsolar)
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