Veículos elétricos representarão 54% das vendas
até 2040, diz Bloomberg.
Deixarão de ser gastos cerca de 8 milhões de
barris de petróleo por dia.
Frota global de veículos leves
Pesquisa realizada pela equipe de transportes
da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) revela que os veículos elétricos
representarão 54% das vendas de carros de passeio em todo o mundo, até 2040.
As prováveis e futuras reduções de preços das
baterias de íon de lítio e demais componentes automotivos destinados à
construção de carros elétricos levou a BNEF a rever suas estimativas – para o
potencial desse segmento para o futuro da indústria automobilística global.
Frota
global de veículos leves
Dados do estudo mostram que os preços das
baterias de íon de lítio já caíram 73% por kWh desde 2010, sendo que as
melhorias de fabricação e a densidade de energia (mais do que duplicada das
baterias atuais) deverão provocar uma nova queda de mais de 70% até 2030, prevê
o estudo.
Com base nesses dados, a BNEF reviu suas
projeções. Há um ano, a previsão era de que os veículos elétricos
representariam 35% das vendas de carros de passeio em todo o mundo, até 2040.
Hoje, essa projeção foi revista e a participação subiu para 54%. Ou seja, de
cada 10 carros saídos das linhas de montagem, mais da metade será de veículos
elétricos.
Em sintonia com a pesquisa, vale destacar a
decisão tomada pela Volvo Cars, quando em 06/07/17 a montadora decretou o fim da produção de veículos
configurados apenas com combustíveis fósseis.
Caso a projeção da Bloomberg New Energy Finance
se consolide, os veículos elétricos representarão uma economia de 8 milhões de
barris de petróleo por dia em todo o mundo, mas adicionarão um aumento no
consumo de energia elétrica de 5%.
A previsão mostra que as vendas de veículos
elétricos em todo o mundo vão crescer de forma constante nos próximos anos, do
recorde de 700 mil visto em 2016 para 3 milhões até 2021. Nesse momento, eles
representarão quase 5% das vendas de veículos leves de passeio na Europa, um
aumento de um pouco mais de 1% atualmente, e cerca de 4% nos EUA e na China.
Participação dos elétricos nas vendas
até 2040
·
Europa: 67% das vendas de carros novos;
·
Estados Unidos: 58% das vendas;
·
China: 51% das vendas.
Na Europa, mercados como Noruega, França e
Reino Unido devem ser os grandes expoentes desse movimento. Para as economias
emergentes, como a Índia, não se estimam vendas significativas até o final dos
anos 2020.
“Vemos um momento de inflexão importante para a
indústria automotiva global na segunda metade da década de 2020. Os
consumidores irão descobrir que os preços de venda antecipados para veículos
elétricos são comparáveis ou inferiores aos dos veículos com motores de
combustão interna comuns em quase todos os grandes mercados até 2029”, destaca
em nota o principal analista em transportes avançados da BNEF, Colin
McKerracher.
Vendas
anuais globais de veículos leves de passeio
Segundo a pesquisa, o impulso real para os
veículos elétricos acontecerá a partir da segunda metade da década de 2020, por
dois motivos: em primeiro lugar, terão um custo de propriedade mais baixo ao
longo da vida útil, do que os modelos de veículos com motores de combustão
interna comuns; e, em segundo lugar, haverá um momento ainda mais importante
psicologicamente para os compradores – quando seus custos iniciais ficarão
abaixo dos custos dos veículos convencionais.
Direção autônoma
Para a equipe de transportes da Bloomberg New
Energy Finance, o impacto da direção autônoma será limitado nos próximos 10
anos, mas terá um papel crescente no mercado mundial após 2030.
Segundo a pesquisa, 80% de todos os veículos
autônomos em aplicações compartilhadas serão elétricos até 2040, devido a
menores custos operacionais. (transportepress)
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