De acordo com o Escritório de Tecnologias Veiculares do Departamento de Energia (DOE), o custo médio de uma bateria de íons de lítio para veículos elétricos leves caiu 90% entre 2008 e 2023 quando se usa dólares constantes de 2023 para refletir o poder de compra (ajuste pela inflação).
A análise diz que um quilowatt-hora de capacidade utilizável da bateria de um veículo elétrico custa cerca de US$ 139 em 2023 e, usando dólares constantes de 2023, era de US$ 1.415/kWh em 2008. A estimativa foi calculada para uma produção em escala de pelo menos 100.000 baterias por ano.
O progresso é muito alto e
superou significativamente a inflação (os dólares atuais no gráfico), embora
tenha sido mais rápido nos primeiros anos. Diz-se que três elementos principais
permitiram reduzir os custos das baterias: melhorias nas tecnologias e químicas
das baterias, melhorias na fabricação e simplesmente um volume de produção
maior.
Podemos calcular que a US$ 139/kWh de capacidade de bateria utilizável, uma bateria nova de 100 kWh deve custar US$ 13.900 (R$ 77.000). Uma bateria mais popular de 80 kWh seria de US$ 11.120 (R$ 62.000). Considerando um preço de US$ 35.000 a US$ 40.000 (R$ 200 mil a R$ 230 mil) para um carro elétrico, ainda é uma parte substancial do preço, mas também lembremos que há mais de 10 anos, em uma faixa de preço semelhante, obteríamos apenas um veículo elétrico com uma bateria de 24-30 kWh e uma autonomia várias vezes menor.
A questão é se o custo da bateria continuará a diminuir substancialmente nos próximos anos. Ainda há novas tecnologias em jogo e a escala pode ser aumentada. A longo prazo, a reciclagem deve entrar em ação para reduzir os custos dos materiais. (biodieselbr)
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