sábado, 14 de setembro de 2024

MTR Solar e GoodWe lançam solução híbrida para agronegócio

MTR Solar e GoodWe lançam solução híbrida para o agronegócio com solar, baterias e diesel.

A “Solução Agro Hibrida da MTR BESS” pode trazer até 70% menor custo de energia para o produtor e permite plantar até três vezes mais no mesmo espaço de terreno. No caso da soja, o aumento poderá chegar a 150% na produção.
A MTR Solar, distribuidora e fabricante de equipamentos, em parceria com a fabricante de inversores e baterias a GoodWe, anunciou a criação de sua nova “Vertical Agro”, a MTR BESS (de “Battery Energy Storage System“, ou sistema de armazenamento de energia com baterias), que oferece independência energética para propriedades rurais, reduzindo os custos com eletricidade e aumentando a sustentabilidade das operações agrícolas.

A solução completa e customizada da MTR BESS para o agro consiste em um sistema integrado de energia solar, gerador e armazenamento de energia por meio de baterias, oferecendo uma redução de até 70% no custo de energia para o produtor. No agronegócio, as aplicações principais têm sido “pivôs de irrigação”, que representam 90% das demandas.

A usina solar fotovoltaica será instalada no terreno do produtor, utilizando painéis solares de alta eficiência e um gerador de alta potência, que será integrado ao sistema para fornecer energia de reserva em momentos de baixa incidência solar ou em emergências.

Ao mesmo tempo, será disponibilizado um eletro centro equipado com inversores de energia, transformadores e outros dispositivos de controle e monitoramento, garantindo a eficiência e a segurança do sistema. O sistema também contará com um banco de baterias de alta capacidade para armazenar o excesso de energia gerada pela usina solar durante o dia, permitindo o uso dessa energia durante a noite ou em momentos de pico de demanda com baterias de duração variada de 8h, 14h e 24h.

O contrato inclui não apenas o fornecimento dos equipamentos, mas também operações e manutenção (O&M), que garantem a eficiência do ativo.

“O custo operacional de uma usina solar de 1 a 2 MW varia a partir de R$ 1 milhão, que pode ser financiado com um payback de 3 a 5 anos. Além disso, com mais irrigação e otimização de processos com o mesmo espaço de terreno poderão ser realizadas de até três plantações a mais por ano, um ganho não só de energia, mas operacional também. A MTR oferece todos os serviços ao produtor rural, desde a compra dos equipamentos como módulos, estruturas fixas, trackers até a entrega de toda estrutura no local através da CT Botelho, empresa de logística do Grupo MTR”, afirma o CEO, Thiago Rios.

Para o vice-presidente da GoodWe América do Sul, Fabio Mendes, “a colaboração entre a GoodWe e a MTR representa um marco significativo para o setor agro brasileiro. Nossa orientação estratégica é fomentar o desenvolvimento do agronegócio, um setor em franca expansão, proporcionando soluções híbridas trifásicas que combinam sustentabilidade, eficiência e redução de custos. Estamos comprometidos em fornecer tecnologias de ponta que ajudem os produtores rurais a alcançar a independência energética e a melhorar sua competitividade no mercado global”. (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: