O caderno traz ainda
estimativa de que, em 2034, os veículos leves eletrificados representarão 18%
dos licenciamentos desta categoria, contabilizando 694 mil unidades, e a frota
de híbridos e elétricos alcançará 3,7 milhões de veículos no total.
Até julho/24, emplacamentos
de veículos eletrificados em 2024 já supera total de 2023
Com 15.312 emplacamentos, as
vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de
2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o
total de vendas de 2023.
De janeiro a julho, o mercado
nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927
de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da
eletromobilidade no Brasil.
Com esses números, o mercado
brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos elétricos e
híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de
eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE.
Em julho, esse total chegou a
315.047, dos quais pelo menos 152.493 são veículos plug-in, com recarga externa
(BEV e PHEV). Os demais são HEV flex, HEV a gasolina e MHEV (híbridos sem
recarga externa).
Com 15.312 veículos, julho
foi também o melhor mês de vendas de eletrificados de 2024 e o segundo da série
histórica, só superado por dezembro (16.279).
Em junho de 2024 (14.396), o
aumento em julho foi de 6,4% e na comparação com julho de 2023 (7.462
veículos), de excelentes 105%.
Já em relação ao total de
vendas domésticas de veículos leves (autos + comerciais leves), que foi de
227.300 em julho, segundo a Fenabrave, a participação de mercado dos
eletrificados (market share) manteve-se no mesmo patamar de 7% dos últimos
meses.
Os números de julho reforçam
a previsão da ABVE de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150
mil veículos leves eletrificados.
“O interesse dos brasileiros
por veículos elétricos é crescente e irreversível” – diz o presidente da ABVE,
Ricardo Bastos.
A crescente oferta de modelos
de eletrificados também contribuiu para o crescimento do mercado. Entre janeiro
e julho, o Brasil emplacou 301 modelos de eletrificados leves, um aumento de
21% sobre 2023 (248).
Os veículos plug-in
representaram 66% desses modelos (198), sendo 62% de BEV (122) e 38% de PHEV
(76). Os demais 34% são híbridos sem recarga externa (HEV, HEV Flex e MHEV).
O segmento de modelos mais emplacados são os SUVs. Essa tendência de mercado esteve presente em 2023 e se mantém em 2024.
Tecnologias
Os veículos plug-in, que inclui
aqueles que movidos 100% a bateria (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV),
continuam mantendo a liderança de mercado em 2024, com 70% de participação em
relação ao total de eletrificados.
Os 30% restantes estão
distribuídos entre os híbridos convencionais (HEV+HEV Flex + MHEV).
Em julho, o mercado
brasileiro emplacou 6.659 PHEV, com participação de 43,5% sobre o total de
eletrificados. Em relação a junho (5.047), houve um crescimento de 32%. Já na
comparação com julho de 2023 (2.597), o aumento foi de 156%.
Os BEV 100% elétricos
participaram com 30,7% dos emplacamentos de eletrificados em julho (4.703). Na
comparação com junho (5.190), esse segmento teve uma retração de 9%. Já em
relação a julho de 2023 (950), houve um aumento extraordinário de 395%.
Os HEV convencionais
(elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 6,4 % do total de
eletrificados em julho (977). Os HEV Flex, com 11,1% (1.707), e os micro
híbridos MHEV, com 8,3% (1.266).
De janeiro a julho de 2024, a
participação das tecnologias no mercado dos eletrificados é a seguinte:
BEV: 35.907 (38%)
PHEV: 29.955 (31,7%)
HEV: 8.371 (8,8%)
HEV Flex: 12.694 (13,4%)
MHEV: 7.689 (8,1%).
Recarga
A infraestrutura de recarga
também é um ponto chave para a promoção desse crescimento do mercado de
veículos elétricos, especialmente os plug-in (BEV + PHEV).
Segundo estimativa da Tupi
Mobilidade, empresa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, em julho havia 8.800
eletropostos, públicos e semipúblicos disponíveis no Brasil.
O ano de 2024 tem sido marcado pela expansão da infraestrutura de recarga no país. Empresas como Raízen Power e Vibra participam desse movimento, por meio de parcerias com startups (como Tupi Mobilidade, EZVolt e outras) e também com montadoras (BYD).
Geografia da Eletromobilidade
A região Sudeste segue na
liderança dos emplacamentos de eletrificados. Em julho, foram 7.486 veículos
nessa região, ou 49% do total. São Paulo é o estado que mais contribuiu para
essa liderança, com 4.914 emplacamentos.
O Sul ocupa o segundo lugar,
com 19% (2.913), seguido pelo Centro-Oeste, com 14,5% (2.214), bem próximo do
Nordeste, com 14,2% (2.178). A região Norte participa com 3,3% (521).
Em relação aos estados, os
cinco principais em julho/24são:
1º – São Paulo: 4.914
2º – Distrito Federal: 1.282
3º – Rio de Janeiro: 1.182
4º – Santa Catarina: 1.079
5º – Paraná: 1.016
Em
relação aos municípios, os cinco principais em julho/24 são:
1º – São Paulo: 2.139
2º – Brasília: 1.282
3º – Rio de Janeiro: 720
4º – Belo Horizonte: 522
5º – Curitiba: 480
Processo de interiorização
dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), municípios que mais
se destacaram em julho/24 são:
1º – Campinas/SP: 223
2º – Uberlândia/MG: 146
3º – Ribeirão Preto/SP: 127
4º – Sorocaba/SP: 122
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