Estudo descarta impacto significativo de rotores
eólicos no clima global
Os geradores eólicos
podem modificar localmente a temperatura e as chuvas, mas o impacto das
instalações na Europa não é significativo para o clima global, concluiu um
estudo [Regional climate model simulations indicate limited climatic impacts by
operational and planned European wind farms] realizado por cientistas
franceses.
Nos últimos anos,
alguns estudos deixaram em evidência os possíveis efeitos das grandes
instalações eólicas sobre a meteorologia, mas os resultados mais significativos
não puderam ser quantificados, destacou a pesquisa divulgada nesta terça-feira
na revista Nature Communications.
Alguns cientistas
tinham sugerido que os geradores eólicos eram capazes de provocar um aumento
das temperaturas e das chuvas devido à forma como misturam camadas de ar frio e
quente. Isso gerou o temor de que as instalações eólicas provocassem mudanças a
milhares de quilômetros de distância.
O estudo publicado na
Nature indica que as simulações em escala regional não tiveram resultados
conclusivos sobre o impacto dos rotores, que se mostrou insignificante.
Os cientistas,
liderados pelo francês Robert Vautard, do Laboratório de Ciências do Clima e do
Meio Ambiente, examinaram os efeitos potenciais das turbinas eólicas sobre o
clima regional europeu em 2020, se os planos da União Europeia para limitar as
mudanças climáticas forem totalmente implementados.
Conforme esses
planos, as energias renováveis devem representar pelo menos 20% da matriz
energética regional.
Em seus cálculos, os
especialistas projetaram o impacto local no clima dos rotores eólicos
existentes em 2012, inclusive os marinhos, para calcular os efeitos futuros.
Os especialistas
concluíram que o impacto no clima seria “limitado” em 2020.
Em certas condições,
as temperaturas poderiam aumentar ou diminuir 0,3º C e as chuvas, variar até
5%.
“O impacto é menor do
que a variabilidade natural interanual ou do que as mudanças esperadas com as
emissões de gases de efeito estufa”, concluiu o estudo. (ecodebate)
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