terça-feira, 4 de março de 2014

Fotógrafo em Belém cria veículo ecológico

Fotógrafo em Belém cria veículo ecológico e transforma em bar móvel
“Bike Esponja” faz rota pelos principais pontos turísticos da capital.
Veículo adaptado para 14 pessoas e motorista, começa a fazer sucesso.
Grupo de amigos se reuniu para confraternizar na “Bike Esponja”
Já imaginou confraternizar com os amigos pedalando sobre quatro rodas? O novo modo de se divertir e passear por Belém foi pensado pelo fotógrafo William Souza, de 41 anos, quando criou o móvel “Bike Esponja”. O veículo é uma bicicleta adaptada para 15 pessoas, incluindo o condutor, que, além de rodar pelos principais pontos turísticos da cidade sem poluir o meio ambiente, oferece a opção de beber sem correr riscos ao volante.
“Ainda não dá para viver só disso. A atividade é recente, tem apenas  quatro meses, mas já contabilizamos 30 passeios. Esperamos que comece a dar um retorno financeiro maior com o ‘Rota Bar’, que com certeza vai chamar ainda mais a atenção, porque a Bike Esponja vai precisar mudar um pouco: ganhará um balcão lateral luminoso, em led, e até um barman para servir os passageiros”, afirma Souza.
Veículo tem lugar para 14 pessoas além do condutor
Com 10 lugares para pedalar nas laterais, além do condutor e outras quatro pessoas no banco de trás, a bike alcança até 15 km/h e faz um passeio que sai do bairro do Guamá até a orla de Belém, com duração de cerca de 4 horas. O charme do passeio é a paisagem dos pontos turísticos, que têm paradas obrigatórias para fotos e para as pessoas irem ao banheiro.
"A ideia para o futuro é passar nos bares da cidade, levando as pessoas onde os artistas locais tocam música ao vivo. A gente quer atrair turistas para o passeio, levá-los pelo centro histórico da cidade”, planeja.
Inspiração
O nome "Bike Esponja" não surgiu à toa, assim como a ideia de como fazer o veículo. William conta que pegou ‘emprestado’ a ideia dos alemães. “Lá é chamado de ‘pedal pub’. Eu estava navegando na internet e vi uma foto de um veículo assim, com lugar para várias pessoas. Vi as pessoas curtindo, passeando pelas ruas em Munique. Comecei a pesquisar como seria possível fazer isso aqui, mas seria muito caro”, afirmou.
Ainda interessado na proposta inusitada do veículo, William insistiu. “Como eu gosto muito do ciclismo, e tenho amigos que fazem bicicletas diferentes, aí eu comecei a desenhar, preparar tudo, e adaptamos para ser esse veículo que hoje está rodando a cidade, e está fazendo o maior sucesso. As pessoas param para filmar, fotografar”, comemora.
Rota do passeio passa pelos principais postais do centro histórico de Belém
A escolha de um veículo totalmente ecológico tem um objetivo: ajudar na preservação do meio ambiente. As latinhas consumidas durante a viagem, assim como os copos de plásticos, são guardados e repassados a cooperativas que fazem trabalho de reciclagem. “A gente busca transmitir essa ideia de consciência ambiental, mostrar que não deve poluir, não jogar lixo na rua”, explica.
O dono da nova proposta de rota de city tour conta que os eventos são fechados com grupos, que ligam e explicam como querem fazer o passeio, que é personalizado. A princípio, não foi fácil divulgar o negócio. “Precisei reunir amigos e rodar com o novo veículo pela cidade para chamar a atenção das pessoas”, brinca. Apesar de já rodar há quatro meses pela cidade, o passeio ainda é novidade para muitos.
“É a primeira vez que venho, e ainda trouxe meus gêmeos. Vim por curiosidade mesmo porque a proposta é muito diferente, e acho que não tem nada parecido por aqui. O clima aqui é de muita alegria e sobretudo de saúde: pedalar já é muito bom, e em companhia dos amigos, ouvindo um som, é melhor ainda!, diz a representante comercial e esportista Carla Gesta, 36 anos, mãe dos gêmeos Yan e Yago, que também fizeram o passeio.
Willian e a esposa apostam no novo negócio da família e aprovado pelos clientes
Por onde passa, a “Bike Esponja” chama a atenção de quem está na rua, nos carros, nos ônibus: todos cumprimentam, sorriem e fazem questão de registrar com o celular. Embora seja uma ideia recente em Belém, a nova forma de confraternizar com a família e amigos já é aprovada pelos grupos que contrataram o serviço.
Para alguns, o passeio não é novidade. “É a segunda vez que eu faço o passeio e espero sempre poder vir outras vezes porque é muito bacana. Estar reunido aqui com a galera no clima de brincadeira é muito bom. E ainda teve o banho de chuva, a música, a gelada. Um passeio é diferente do outro!”, conta a funcionária pública Elza Fonseca, 70 anos.
O passeio é animado, com batuque e ritmos que variam do carimbó ao samba. A trilha sonora é escolhida sob medida para o cliente, mas há quem traga instrumentos para fazer um som ao vivo. “É a segunda vez que venho e está sendo muito bom repetir a aventura! O diferencial do passeio é que alia diversão e saúde, já que prepara o corpo: é uma verdadeira academia ao ar livre e ambulante”, afirma o marmorista Carlos Paiva, de 43 anos, que parou o batuque para dar a entrevista.
Bike passou pelas estreitas ruas do bairro da Cidade Velha
“Quando começamos a divulgar o projeto para os amigos, eles já falavam que podia rolar uma cervejinha para acompanhar o passeio e escutando música. Então, a bike já sai abastecida com cervejas, refrigerantes para o pessoal ir bebericando no caminho, apreciando a paisagem e pedalando, claro, sem correr risco, eu e a minha esposa que dirigimos”, conta William.
A reportagem do G1 acompanhou um passeio na "Bike Esponja" em 24/11/13. Durante o trajeto, um parafuso quebrou em uma das estreitas ruas do bairro da Cidade Velha. Mas nem isso comprometeu a diversão do passeio, pois quarenta minutos depois de William fazer as vezes de mecânico, a bike entrou na rota novamente.
E nem mesmo a chuva característica da cidade que caiu durante a tarde desanimou os viajantes, que garantem que o prêmio vem no final, com o belo por do sol à beira do rio, comemorado por todos em um dos locais onde o sol se põe mais bonito na capital, a Orla de Belém.
Última parrada do passeio do Bike Esponja foi na Orla de Belém (g1)

Nenhum comentário: