BYD: R$ 200 mi para fazer ônibus elétricos
A chinesa BYD, especializada na fabricação de baterias,
veículos híbridos e elétricos, investirá R$ 200 milhões para construção de sua
primeira unidade produtiva na América Latina. A fábrica será erguida em
Campinas, no interior de São Paulo, e, além de montar ônibus elétricos,
baterias de fosfato de ferro e painéis solares, também abrigará um centro de
pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos, baterias,
smart grid, energia solar e iluminação.
O projeto, que conta com o apoio da Investe São Paulo,
agência de fomento do Estado, vem sendo negociado desde março de 2012 e foi
confirmado em 14/07/14, com a assinatura de protocolo de intenções entre a BYD,
que já mantém escritório em São Paulo, e a prefeitura de Campinas.
Segundo o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a fábrica
gerará inicialmente 450 postos de trabalho. Será erguida em terreno de 32 mil
metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída. A
capacidade de produção é de 500 a mil ônibus e baterias por ano quando alcançar
sua plena operação. “Temos ainda interesse em fabricar células de baterias e
chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”, revela Li.
Segundo o presidente mundial da BYD, Wang Chuanfu, a empresa
decidiu se instalar em Campinas ao perceber que a cidade é referência em
inovação e desenvolvimento de tecnologias limpas, assim como a BYD.
O secretário de desenvolvimento econômico, social e turismo
de Campinas, Samuel Rossilho, diz que a sua equipe foi visitar a BYD por duas
vezes na China. Ele ressalta que o Banco de Desenvolvimento da China apoia o
projeto, mas não revela detalhes. “Tenho certeza do elevado potencial da cidade
para trazer a segunda fase dos investimentos da BYD. Trabalharemos muito para
isso”, indica Rossilho.
A BYD
A BYD tem 180 mil funcionários em 11 parques industriais em
toda a China. Também mantém plantas e escritórios nos Estados Unidos, Europa,
Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus
elétricos de Campinas será a terceira fora da China, após construção de unidade
na Califórnia nos EUA.
Intitulada a maior fabricante mundial de baterias
recarregáveis, a BYD diz que a busca por criar uma bateria mais segura e
sustentável gerou a tecnologia da bateria de ferro. De acordo com a fabricante,
esta não pega fogo, pode ser utilizada em carros, ônibus, caminhões e sistemas
de armazenamento de energia e é totalmente reciclada. Atualmente, milhares de
ônibus elétricos já rodam pelo mundo com baterias de ferro.
No Brasil, a BYD diz que realizou variadas simulações com
ônibus elétricos em diversas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador,
Palmas, Sorocaba e Piracicaba. A empresa afirma que testes liderados pela C40
Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano
de Desenvolvimento), apontaram que das 16 diferentes tecnologias de ônibus
avaliadas em quatro cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo,
Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho,
apresentando redução de 81% no consumo energético e de 75% no custo
operacional, além de apresentar menor custo de manutenção e poucas adaptações
nas garagens.
A BYD promete vender os ônibus elétricos no mercado nacional
pelo mesmo preço do modelo similar a diesel, com o contrato de leasing da
bateria a ser pago pela economia do combustível.
Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem
pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via
contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a empresa
espera viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos
de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.
(automotivebusiness)
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