A Europa está disposta mesmo a reduzir o índice de
emissões de dióxido de carbono. Prova disso é o recente anúncio de que Paris
(França) banirá de suas ruas carros com mais de 19 anos. Agora, segundo a
publicação Autocar, a Alemanha é outra a tomar medidas efetivas para reduzir as
emissões produzidas pelos veículos automotores, pois quer proibir carros a
combustão no país até 2030.
O precursor dessa iniciativa é o Vice-Ministro da
Economia Rainer Baake, que disse que os carros novos terão de ser livre de
emissões para o país atingir a meta de redução de gás carbono de pelo menos 80%
até 2050. Ainda segundo Baake, não houve na Alemanha redução de emissões de CO2
na área de transportes desde 1990.
Carro
elétrico: País possui apenas 130.000 híbridos e 25.000 elétricos, contra 14,5
milhões de veículos a diesel.
A
quantidade de carros “verdes” na Alemanha ainda é relativamente baixa, apenas
130.000 híbridos e 25.000 elétricos, contra 14,5 milhões de veículos a diesel
no país.
Casos
como o do “dieselgate”, que revelou inconsistências em grande escala no aspecto
de emissões, mostram que a poluição liberada por modelos diesel pode ser maior
do que os números oficialmente estimados.
Para
tentar reverter esse quadro, o governo alemão dará incentivo para compra de
veículos elétricos através de subsídios. Com isso, o governo espera ter meio
milhão de veículos livre de emissões até 2020, enquanto que, para 2030, é
esperado que o número de elétricos e híbridos suba para 6 milhões no país.
Com as regras cada vez mais exigentes, as montadoras alemãs já estão se mexendo para atender as medidas impostas. Como exemplo há a BMW, com o elétrico i3 e o esportivo híbrido i8, sendo que a marca bávara está desenvolvendo uma versão totalmente elétrica do último.
Com as regras cada vez mais exigentes, as montadoras alemãs já estão se mexendo para atender as medidas impostas. Como exemplo há a BMW, com o elétrico i3 e o esportivo híbrido i8, sendo que a marca bávara está desenvolvendo uma versão totalmente elétrica do último.
Já a Mercedes-Benz anunciou um carro movido a
hidrogênio com autonomia de até 498 quilômetros que será produzido no ano que
vem. A Volkswagen, após o escândalo do “dieselgate”, passará a investir cada
vez mais em veículos verdes e projeta vender entre dois e três milhões de
carros 100% elétricos em 2025. (biodieselbr)
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