Scania apresenta primeiro
ônibus nacional movido a biometano/GNV
Modelo é opção sustentável e viável para a mobilidade urbana; Scania fabricante iniciará demonstrações a partir de setembro/16.
Modelo é opção sustentável e viável para a mobilidade urbana; Scania fabricante iniciará demonstrações a partir de setembro/16.
Após o sucesso no Brasil das demonstrações com um
modelo sueco abastecido com biometano e GNV, a Scania apresenta veículo similar
nacional. Primeiro ônibus nessa configuração no País, o produto iniciará fase
de demonstrações em território nacional. O primeiro destino, a partir de 08/09/16
é a cidade de Sorocaba (SP).
“Desde quando a Scania trouxe o modelo sueco, no fim
de 2014, para uma série de apresentações, o veículo, que utiliza como
combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem
despertando o interesse da sociedade como uma solução para mobilidade urbana
mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos”,
explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Esse
ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro
rodado, bem como da poluição sonora e de emissões. Em comparação com um veículo
similar a diesel, aliás, ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com
biometano, e 70%, se estiver com GNV.”
“A partir da disponibilização desse veículo completo
nacionalizado, estamos habilitados a realizar demonstrações transportando
passageiros nas linhas urbanas. Ou seja, neste segundo momento vamos levar o
ônibus para a população poder conhecê-lo, indo ou voltando do trabalho, por
exemplo. Por outro lado, as empresas de transporte e os órgãos gestores dos
municípios poderão comprovar na prática todos os seus benefícios”, afirma
Munhoz. “Mais do que demonstrações com os usuários, queremos provar que essa
solução é viável para a mobilidade urbana, que necessita de medidas
sustentáveis urgentes.”
Linha
pronta para atender às urgências da mobilidade urbana
A linha Scania com motor a gás veicular natural
(GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4×2, que pode receber carrocerias
de 12,5 a 13,20 metros de comprimento e levar de 86 a 100 passageiros, o K 280
6×2, de 15 metros de comprimento, dois eixos direcionais e capacidade para até
130 passageiros – ambos equipados com motor de 280 cavalos –, e o articulado K
320 6×2/2, de 18 metros e capacidade para 160 ocupantes, com propulsor de 320
cavalos.
Para iniciar as demonstrações, o primeiro ônibus
movido a biometano e GNV registrado no Brasil é um K 280 6×2, de 15 metros, com
capacidade para até 130 passageiros.
Profundo
estudo de engenharia
O ônibus movido a biometano ou GNV, ou ainda com a
mistura de ambos, já é uma realidade reconhecida na Europa. Para oferecer todas
as vantagens desse produto inovador, plenamente adaptado às necessidades do
operador brasileiro, a Scania iniciou um projeto que exigiu novo layout da
carroceria. O modelo recebe um trem de força importado da Suécia, pois seu
motor já atende a geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. No
Brasil, a lei atual exige conformidade com a norma equivalente à Euro 5.
Para se tornar um ônibus movido a biometano e GNV não
são necessárias muitas mudanças na carroceria tradicional. O modelo escolhido
para esse lançamento tem chassi de piso baixo, por isso os cilindros do
combustível – seis no total, e cada um com capacidade de 200 litros – foram
instalados no teto. Para tanto, a carroceria foi reforçada.
A linha também dispõe de uma versão de piso alto.
Nesse caso, os cilindros de gás são alocados abaixo do assoalho. Os modelos
equipados com seis cilindros de gás terão autonomia aproximada de 300
quilômetros. Caso a operação necessite de autonomia maior, é possível avaliar a
colocação de mais cilindros.
Demonstrações
comprovam viabilidade do ônibus biometano/GNV da Scania
De outubro de 2014 a agosto de 2015, foram realizadas
oito demonstrações com um modelo sueco usando o biometano e o GNV no versátil
motor Scania. Para provar a viabilidade, a fabricante organizou uma agenda de
apresentações para autoridades, clientes e representantes de instituições
públicas e privadas.
Com o ônibus abastecido de gás natural veicular (GNV)
foram cinco oportunidades, em 2015. O veículo passou primeiramente por Sorocaba
(SP), depois por Londrina (PR), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e
pela capital paulista. Em São Paulo, a demonstração foi durante os meses de
junho a agosto de 2015. No período, o veículo rodou 5.000 km movido a gás, e os
resultados foram aferidos pela Netz Engenharia Automotiva. O teste idôneo de
campo monitorado pela Netz consistiu em pôr o veículo a gás para acompanhar um
ônibus similar a diesel (chamada operação sombra) num total de 12 semanas por
duas linhas do Sistema SPTrans. O custo por km do GNV foi 28% inferior ao do
diesel, já contabilizado o consumo do Arla 32.
Com o modelo movido a biometano a Scania fez três
demonstrações. De outubro a novembro de 2014, na Itaipu Binacional; em janeiro
de 2015, no Rio Grande do Sul, e em março no Rio de Janeiro.
Exemplos de resultados das demonstrações
São Paulo (SP) – resultados aferidos pela Netz
Engenharia Automotiva
GNV
|
X
|
Diesel
|
700
|
Km
rodados
|
700
|
1,26
km/m³
|
Média
de consumo
|
2,14
km/l
|
R$
1,12*
|
Preço
(m³/lt)
|
R$
2,65**
|
555
m³
|
Consumo
total
|
327
litros
|
R$
621,60
|
Custo
total
|
R$
868,00
|
R$
0,89
|
Custo
por km rodado
|
R$
1,24
|
* preços praticados no
período dos testes
** inclui Arla 32
Sorocaba (SP)
GNV |
X
|
Diesel
|
700
|
Km
rodados
|
700
|
1,23
km/m³
|
Média
de consumo
|
1,60
km/l
|
R$
1,98*
|
Preço
|
R$
2,66*
|
571,4
m³
|
Consumo
total
|
439
litros
|
R$
1.131,5
|
Custo
total
|
R$
1.166,65
|
R$
1,61
|
Custo
por km rodado
|
R$
1,73
|
* preços praticados no
período dos testes
Rio Grande do Sul
Biometano
|
X
|
Diesel
|
1.500
|
Km
rodados
|
1.500
|
2,02
km/m³
|
Média
de consumo
|
2,2
km/l
|
R$
1,80*
|
Preço
|
R$
2,60
|
743
m³
|
Consumo
total
|
682
litros
|
R$
1.337,40
|
Custo
total
|
R$
1.773,00
|
R$
0,89
|
Custo
por km rodado
|
R$
1,26
|
(newsroom)
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