Dois ônibus 100% elétrico da
BYD já rodam no sistema Transantiago do Chile; no fim do ano, serão cem.
Montadora registra encomendas
no Chile, Espanha e Noruega.
A fabricante de veículos
elétricos e baterias BYD anuncia a maior encomenda de ônibus elétricos feita
até agora nas Américas: a empresa, que possui fábrica em Campinas (SP), assinou
um acordo para a venda de cem unidades do K9FE para a cidade de Santiago, no
Chile, em colaboração com a empresa de energia chilena ENEL. Os veículos serão
importados da China e rodarão no sistema de transporte público Transantiago com
início da operação previsto para o fim de novembro.
A venda é fruto de um teste
realizado pelas duas empresas, a BYD e a ENEL, que introduziram dois ônibus
100% elétricos em Santiago em novembro do ano passado para operar em oito das
artérias rodoviárias mais importantes da cidade. Após os testes, os veículos
ganharam reconhecimento oficial. A frota adicional também vai operar nas
principais avenidas da capital chilena.
Os e-buses serão equipados
com as baterias BYD personalizadas para o mercado local a fim de atender as
regulamentações de transporte do país.
“Operar um ônibus 100%
elétrico da BYD é equivalente a reduzir as emissões de carbono de 33 carros.
Além disso, os ônibus 100% elétricos são seguros, silenciosos e podem reduzir
os custos operacionais em até 70%. Um ônibus 100% elétrico da BYD exige apenas
70 pesos chilenos para ser executado por quilômetro, em comparação com 350
pesos chilenos por quilômetro para ônibus de motores de combustão interna”,
afirma a porta-voz da BYD no Chile, Tamara Berríos.
Os ônibus elétricos foram vistos
como uma piada em uma conferência da indústria na Bélgica, sete anos atrás,
quando a fabricante chinesa BYD Co. apresentou um modelo inicial.
A fabricante chinesa comemora
também a expansão de seus negócios na Europa: a empresa também conquista o maior
pedido de ônibus elétricos de 12 metros na Espanha: serão quinze unidades para
operar na cidade de Badajoz, encomendados pela Tubasa, operadora de transporte
público que pertence ao grupo Ruiz, um dos principais deste setor no país. Eles
serão entregues em 2019 e serão equipados com baterias de fosfato de ferro, com
sistema de gerenciamento de térmico.
“Nosso potencial no mercado
ibérico está crescendo rapidamente, com pedidos consecutivos da Espanha e de
Portugal. Até agora, confirmamos a entrega de 32 ônibus 100% elétricos aos dois
países até o verão de 2019, e temos confiança de que haverá mais por vir.
Estamos satisfeitos com o fato de essas cidades já terem escolhido ônibus que
não emitem poluentes, contribuindo com a qualidade do ar”, disse o diretor
administrativo da BYD Europa, Isbrand Ho.
Além destes lotes, a empresa
registra a venda de 42 ônibus também 100% elétricos para a operadora Nobina, na
Noruega, que fará o transporte de passageiros na capital Oslo. Os veículos de
18 metros de comprimento serão produzidos na China e terão sistema de
carregamento via pantógrafo. A entrega também está prevista para 2019. O novo
lote se unirá aos dois ônibus articulados 100% elétricos da BYD que funcionam
em Oslo desde dezembro do ano passado.
“Nos próximos dez anos, Oslo
está planejando administrar um sistema de transporte público de emissão zero e
nós, juntamente com a BYD, estamos fazendo uma grande contribuição para tornar
este plano realidade. Temos boas experiências com os dois ônibus articulados da
BYD que estão em operação há seis meses em Oslo, inclusive nos desafiadores
meses de inverno, e temos confiança de que o desempenho da nova frota atenderá
às nossas expectativas”, declarou o diretor da Nobina, Jan Volsdal.
(automotivebusiness)
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