BMW e EDP inauguram o maior
corredor de veículos elétricos inaugurado na América Latina.
BMW inaugura postos para
carregamento de carros elétricos na Rodovia Presidente Dutra.
Seis estações de recarga formam
um corredor elétrico de 430 km na principal estrada do país.
BMW3 recarregando sua bateria em uma das 6 estações de
carga da Rodovia Presidente Dutra.
Um veículo elétrico ir de São Paulo ao Rio de Janeiro?
Dá sim. Em parceria com a EDP – Energias de Portugal e a rede Ipiranga, a
BMW criou o que considera ser o maior corredor elétrico da América Latina,
entre as duas cidades. São seis estações de recarga em
430 km da rodovia Presidente Dutra, localizadas nos seguintes
postos da rede Ipiranga: Posto Nacional Piraí (RJ), Posto Mamão Piraí (RJ),
Estrela da Dutra Queluz (SP), Clube dos 500 Guaratinguetá (SP), Posto GAP São
José dos Campos (SP) e AM/PM Estação Guararema (SP). A distância máxima entre
cada um é de 122 km.
Antes um veículo elétrico não poderia viajar entre Rio
de Janeiro e São Paulo sem que acabasse sua autonomia, devido à falta de postos
de recarga entre as duas capitais. Cerca de R$ 1 milhão foi investido para a
construção das seis estações. O alto valor, de acordo com o presidente da BMW,
Helder Boavida, deve-se à infraestrutura criada na implantação, pois os postos
de combustível não estavam preparados para isso.
Para inaugurar o corredor elétrico, os
presidentes da BMW e da EDP viajaram nesta quarta-feira (18) a bordo do BMW i3
da capital carioca para a capital paulista. A viagem durou
quase 6h30, com paradas de no máximo uma hora. Segundo eles, em 25 minutos foi
possível carregar 80% da bateria do carro, ou seja, acrescentar 150 km de
autonomia.
No posto é possível que apenas dois veículos carreguem
ao mesmo tempo, o que ainda é pouco comparado à quantidade de bombas para
abastecimento de combustível. Além disso, as duas saídas de carga são
AD e DC, com três tipos de pinos diferentes: padrão europeu, americano e outro
convencional. Ou seja, são universais e servem para todos os
veículos híbridos e elétricos, não só os da BMW.
Padrões
de pinos disponíveis nas estações de carga da BMW: Europeu, Americano e
convencional.
Outra boa notícia é que, enquanto não há definição dos
preços para recarga de veículos elétricos no Brasil, pelo menos nos próximos
seis meses a operação será gratuita nessas seis estações. Mas espera-se que o
preço seja bem abaixo do que é pago nos combustíveis atualmente. “Uma viagem
como a que fizemos hoje custaria cerca de um quarto do que custa para um carro
a combustão”, afirma Helder Boavida.
Mas e
o Rota 2030? A
redução do IPI deverá fazer diferença para a montadora, afinal todos os carros
da BMW pagam 25% do imposto. O programa anunciado dia 5 prevê o máximo de 20%.
Essa queda, porém, pode não refletir no valor dos carros, já que o
preço não depende só do IPI. De acordo com o presidente da
empresa, a valorização do euro é um dos principais fatores de
encarecimento. Portanto, por enquanto, melhor
não depositar tantas expectativas na redução de preços dos veículos elétricos
importados. (globo)
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