Listamos
os modelos que passaram por nossa garagem ao longo do ano e apresentaram os
melhores índices de consumo de combustível
Consumo de combustível é um
dos assuntos mais comentados pelos leitores de QUATRO RODAS. Desta vez,
reunimos os carros que se mostraram mais econômicos em nossos testes instrumentados
ao longo de 2018.
Atenção: vale reforçar que
esta é uma retrospectiva específica de 2018, por isso só estão presentes
modelos testados ao longo deste ano. Modelos cujos dados foram auferidos em
anos anteriores estão fora do ranking. Confira a lista:
10º – Volvo S90 T8 –
13,2 km/l
Sedã de luxo é mais eficiente
do que parece
Sedã de luxo é mais eficiente
do que parece (Divulgação/Volvo)
Um sedã com 407 cv e 4,96 m
entre os 10 mais eficientes? Sim. Trata-se do Volvo S90, maior sedã da marca
sueca que chega ao Brasil apenas na configuração híbrida T8. Tem
motor 2.0 turbo de 320 cv a gasolina e outro elétrico com potência
equivalente a 87 cv para ajudar a fazer ótimos 13,2 km/l na cidade.
9º – Fiat Cronos 1.3 Drive
GSR – 13,4 km/l
8º – Fiat Cronos 1.3 Drive –
13,6 km/l
Versão Drive é a mais
simples, com motor 1.3 Firefly
Versão Drive é a mais
simples, com motor 1.3 Firefly (divulgação/Fiat)
Principal lançamento da Fiat
em 2018, o Cronos registrou bons números de consumo. Tanto que foi o único
modelo a entrar duas vezes em nossa lista. Era algo esperado: o motor 1.3
Firefly de 109 cv é muito eficiente. Mas a versão com câmbio manual conseguiu
obter resultado ligeiramente melhor do que com câmbio automatizado GSR.
7º – Lexus NX 300h –
13,8 km/l
SUV híbrido garantiu seu
lugar na lista
SUV híbrido garantiu seu
lugar na lista (Divulgação/Lexus)
Primeiro SUV híbrido da Lexus
no Brasil, o NX 300h combina motor 2.5 Atkinson a gasolina de 155 cv
com um elétrico de 143 cv. Trabalhando em conjunto eles entregam potência
máxima combinada de 195 cv.
6° – JAC T40 1.6 CVT –
14,2 km/l
Motor 1.6 é mais eficiente do
que se imagina
Motor 1.6 é mais eficiente do
que se imagina (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O JAC T40 tem exatamente o mesmo conjunto mecânico do T50,
mas não alcançou o irmão maior e mais pesado. Ainda assim, conseguiu um
louvável sexto lugar.
5º – Renault Kwid Intense 1.0
(Longa Duração) – 14,6 km/l
Kwid: no topo do mirante de
Maresias (SP). Compacto testado vai percorrer 60.000 km
Kwid: no topo do mirante de
Maresias (SP). Compacto testado vai percorrer 60.000 km (Renato Pizzutto/Quatro
Rodas)
Outro carro que entrou para a frota do Longa Duração e para o nosso
ranking de mais eficientes foi o Renault Kwid. Seu motor 1.0 três cilindros sem
variação da abertura das válvulas tem 70 cv e é bastante simples, mas os 786 kg
do carro (na versão de topo Zen) colaboram para um bom consumo.
4º – VW Move 1.0 Up I-Motion – 15,0 km/l
Na linha 2018, o Up! ganhou
para-choques que lhe deram um ar mais esportivo
Na linha 2018, o Up! ganhou
para-choques que lhe deram um ar mais esportivo (Divulgação/Volkswagen)
O motor 1.0 três cilindros de
82 cv da Volkswagen é um dos mais eficientes do Brasil. Em 2018, testamos apenas a configuração com câmbio automatizado I-Motion e
nem ela nos decepcionou: que obteve bons 15 km/l em regime urbano e 17,3 km/l
no rodoviário.
3º – JAC T50 1.6 CVT – 15,1 km/l
Evolução do JAC T5, T50 chega
reestilizado e com novo motor
Evolução do JAC T5, T50 chega
reestilizado e com novo motor (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O novo motor 1.6 16V a
gasolina não tem o melhor casamento com o câmbio CVT da JAC,
mas isso não prejudicou o consumo. Além de ser o motor 1.6 aspirado mais
potente do Brasil (tem 138 cv e 17,1 mkgf), também é o mais eficiente. Mas,
claro, o fato de não ser flex joga a seu favor.
2° – Lexus CT200h 1.8 –
22,7 km/l
Híbrido tem mecânica
semelhante a do Toyota Prius
Híbrido tem mecânica
semelhante a do Toyota Prius (Divulgação/Lexus)
Com conjunto mecânico
semelhante ao do Prius, o Lexus CT200h é
praticamente uma versão mais luxuosa. Mas algumas características “pesam”
contra ele, como os 65 kg a mais em peso (rá!) e o maior arrasto aerodinâmico
(0,29 Cx, contra 0,24 do Prius). Ainda assim, é um consumo e tanto.
1° – Toyota Prius 1.8
(Longa Duração) – 24,9 km/l
O Toyota Prius está na metade
do teste de Longa Duração
O Toyota Prius está na metade
do teste de Longa Duração (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Em 2018 compramos o primeiro híbrido da frota do Longa Duração e você pode
acompanhar nossa experiência com ele até os 60.000 km, quando o desmontaremos.
Por enquanto, o modelo que combina motor 1.8 Atkinson com um elétrico leva, sem
surpresas, o título de carro mais eficiente testado por QUATRO RODAS no ano.
|
||
Posição
|
Modelo
|
Consumo
urbano km/l
|
1º
|
Toyota
Prius 1.8 (longa duração)
|
24,9
|
2º
|
Lexus
CT200h 1.8
|
22,7
|
3º
|
JAC
T50 1.6 CVT
|
15,1
|
4º
|
VW Move 1.0 Up I-Motion
|
15,0
|
5º
|
Renault
Kwid Intense 1.0 (longa duração)
|
14,6
|
6°
|
JAC
T40 1.6 CVT
|
14,2
|
7º
|
Lexus
NX300h
|
13,8
|
8º
|
Fiat
Cronos 1.3 Drive
|
13,6
|
9º
|
Fiat
Cronos 1.3 Drive GSR
|
13,4
|
10º
|
Volvo
S90 T8
|
13,2
|
(abril)
Nenhum comentário:
Postar um comentário