sexta-feira, 8 de março de 2019

Em 2018 óleo reciclado representou 12,5% do biodiesel da JBS

Óleo reciclado representou 12,5% do biodiesel fabricado pela JBS em 2018.
A JBS Biodiesel fabricou um pouco menos de 260 milhões de litros de biodiesel biocombustível em 2018, um aumento de 22,5% em relação a 2017. Desse total, cerca de 12,5% veio do reaproveitamento de óleo de fritura usado.
Na ponta do lápis, isso representa cerca de 32,5 milhões de litros de biodiesel fabricado a partir a reciclagem de óleo de fritura. Segundo dados das Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras reaproveitados representou 88,2 milhões de litros em 2018.
A informação foi divulgada à imprensa em 20/02/2019. A empresa usa o biodiesel para aproveitar os resíduos gerados cadeia de proteína animal (bovinos, frangos e suínos). “Além disso, complementamos a produção com óleo de fritura recuperado (...), tornando a produção ainda mais sustentável”, afirma o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, em nota.
Óleo Amigo
JBS biodiesel recorre a óleo de fritura.
Cerca de 10% do óleo de fritura utilizado como insumo pela empresa vem do projeto Óleo Amigo, iniciativa conduzida em parceria com a JBS Ambiental. Em 2018, o projeto coletou cerca de 3,5 milhões de litros de óleo de cozinha usado – dobro do volume do ano anterior.
Lançado em março de 2017, o programa está presente em mais de 40 municípios do interior de São Paulo por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lins, onde está concentrada a produção, e de outras cidades do entorno. São mais de 300 pontos de coleta em escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, igrejas e universidades.
Segundo nota, foram investidos R$ 5,5 milhões para aumentar a capacidade de reaproveitamento de óleo de fritura e flexibilizar a matriz de matérias-primas.
“Enxergamos um horizonte positivo para o biodiesel e, consequentemente, para os nossos negócios com a aproximação da entrada de B11 que deve iniciar o aumento gradativo da mistura no diesel já a partir do próximo leilão, chegando em B15 até 2023”, afirmou Pereira.
A JBS Biodiesel transforma resíduos da cadeia de proteína animal em biocombustível.  (biodieselbr)

Nenhum comentário: