Frota de carros elétricos e
híbridos em SC aumenta mais de 50% em quase dois anos.
O número de carros elétricos
e híbridos (motor elétrico e a combustão) em Santa Catarina aumentou em quase
cinco vezes nos últimos cinco anos. Em agosto de 2014, a frota era de 158,
segundo dados do Denatran, e neste ano chegou a 733. Somente entre 2017 e 2018,
o salto foi de 54,3%.
Porém ainda enfrentam
obstáculos e, mesmo diante do crescimento, os carros “verdes” respondem por
apenas 0,01% da frota total de SC. Cenário semelhante ao brasileiro, onde os
17.273 veículos elétricos e híbridos também representam 0,01% da frota total do
país.
Apesar das inúmeras vantagens
- emissão zero, nenhum ruído e pouca manutenção - um dos principais desafios
para a disseminação dos carros movidos a eletricidade ainda é o custo. A faixa
de preço no país dos modelos parte de R$ 200 mil.
— A frota ainda é pequena,
porque o preço dos carros elétricos no Brasil ainda é proibitivo. O cenário
para os veículos elétricos em SC e no Brasil deve melhorar com a equiparação
dos tributos que estes veículos pagam com a tributação dos veículos
convencionais e isso deve ocorrer com o Rota 2030 (novo regime automotivo) que já foi aprovado — afirma Ricardo Rüther,
coordenador do laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC), um dos responsáveis pelo projeto do eBus.
O veículo elétrico,
totalmente alimentado por energia solar, realiza cinco viagens diárias entre o
campus da UFSC e o Sapiens Parque, e já rodou, até agora, 80 mil quilômetros.
Rüther acredita que a redução
de impostos dos modelos mais amigáveis ao meio ambiente, melhora da autonomia
dos carros “verdes” - em média fica em torno de 200 a 300 quilômetros -, e os
aumentos constantes da gasolina serão estímulos para aquisição desse tipo de
transporte que ainda não é usual.
— Algumas vantagens são: o
menor impacto ambiental por não queimar combustíveis fósseis e a independência
do posto de gasolina (a tomada da sua casa é seu “posto de abastecimento” de energia elétrica). E custa cerca de um quarto do que é gasto por
quilômetro rodado do carro a combustão — defende.
O presidente da Associação
Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Guggisberg, acredita que começou
um movimento de aquisição desses modelos, porque agora os preços estão mais
acessíveis:
— Agora, com a baixa do
dólar, isso vai ficar muito mais em conta do que já esteve. Muitas empresas
estão investindo em novos modelos. O veículo elétrico carrega em casa, mas como
a autonomia é limitada, você também precisa de rodovias que tem abastecimento
para alcançar distâncias maiores.
Carrega em qualquer tomada de
22 volts
O empresário Cezar Carneiro
Pacenko, 58 anos, aponta essa falta de pontos de abastecimento como um dos
entraves para as viagens mais longas no país. Morador de Florianópolis comprou
um elétrico da BMW no ano passado, depois de uma viagem à Europa, onde é comum
ver estacionamentos para os modelos movidos a bateria.
Ele conta que usa
principalmente na cidade e em alguns trajetos mais curtos, entre a Capital e
Curitiba, por exemplo. Com autonomia de 160 quilômetros na estrada, ele
recarrega em um eletroposto no caminho (um dos instalados pela Celesc e
Certi).
Mas no dia a dia, usa uma
tomada em casa – que, na carga lenta, leva em torno de oito horas. Pacenko
avalia as questões econômicas e ambientais como vantagem.
— Em qualquer tomada 220
volts você pode carregar, como se fosse um celular. Escolhi por uma questão
ambiental, além da economia. Não tem vela, troca de óleo, correia dentada, ou
seja, não existe manutenção — explica o empresário.
Segundo dados do Denatran, na
Capital são 152 veículos híbridos e elétricos emplacados.
Corredor elétrico em SC
Um dos incentivos para
aquisição de veículos elétricos é a instalação de eletropostos (pontos de
abastecimento exclusivamente elétrico), que começou a ganhar força nos últimos
anos em SC. A Celesc, em parceria com a Fundação Certi, instalou sete postos
desse tipo no Estado.
O corredor elétrico é formado
por três pontos de abastecimento rápido, com unidades em Florianópolis, Porto
Belo e Araquari; além de quatro estações semirrápidas, localizadas em
Joinville, Blumenau e nas sedes da Certi e da Celesc.
As bases permitem que um
motorista percorra cerca de 300 quilômetros de estradas com possibilidade de
recarga. Onde há abastecimento rápido, a carga de 80% da bateria é feita em
cerca de 20 minutos.
A ideia é estender o corredor
de abastecimento até Curitiba em 2019, diz Marco Aurélio Gianesini, gerente do
Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico e coordenador de
Inovação da Celesc:
— Já a interligação com o
Sudeste dependerá da inclusão de novos parceiros ao projeto, devendo ocorrer em
2020.
Por enquanto, as cargas ainda
são gratuitas, pois dependem de autorização da Aneel para exploração desse tipo
de comercialização:
— A ideia central do projeto
é criar uma infraestrutura no Estado para que as pessoas sintam-se confortáveis
em sair com os seus veículos elétricos, com acesso a postos de recarga, estejam
eles instalados em praças, rodovias, shoppings ou outros locais.
Carro elétrico made in SC.
Santa Catarina já conta com
um modelo movido 100% a eletricidade desenvolvido e produzido em Palhoça, na
Grande Florianópolis. O modelo lançado neste ano pela Mobilis, o Li, está sendo
usado em condomínios e indústrias e já foram 10 unidades vendidas. Mas agora a
empresa trabalha no processo de homologação para lançar o carro que poderia
rodar final de 2019:
— Temos mais de 400 pessoas
interessadas em participar de uma pré-venda. Ele vai ser vendido a R$ 65 mil.
Comparado com veículo popular a combustão, com uso normal, a gente está falando
de R$ 12 mil por ano de economia em combustível e manutenção — diz o sócio da
Mobilis, o engenheiro mecânico Mahatma Marostica.
O carro é automático, tem
dois lugares e uma autonomia de até 100 quilômetros. Além disso, já é conectado
com a internet e está pronto para novos modelos de negócio, como assinatura de
carros e compartilhamento.
Acesse o link e confira a frota
de veículos em SC e os veículos elétricos e híbridos nas principais cidades de
SC: https://infogram.com/eletricos-1h7j4dnp5d3v6nr
(dc.clicrbs)
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