Embora
apresentem uma performance de consumo melhor que os motores motivos a gasolina
e/ou etanol, os motores diesel ainda tendem a ser vistos como mais poluentes
que outras tecnologias. Essa má fama deriva, em grande parte, das emissões
maiores de duas substâncias particularmente nocivas: os óxidos de nitrogênio
(NOx) e os óxidos de enxofre (SOx). Além de precursores da chuva ácida, as
substâncias causam danos aos tecidos pulmonares e impactos negativos à saúde
humana.
Mas uma nova
tecnologia de filtragem desenvolvido por pesquisadores da Universidade
Kanazawa, no Japão, tem se mostrado capaz de praticamente acabar com o
problema. O sistema no qual os pesquisadores vêm trabalhando filtragem por de
dióxido de manganês e ozônio reduz em 99% as concentrações de NOx e SOx nos
gases de exaustão gerados durante a operação de motores diesel.
Filtro de
manganês limpa escapamento de motores a diesel - Inovação e Processos.
Funcionamento
A nova
tecnologia funciona ainda em condições relativamente moderadas – pressão
atmosférica normal e temperatura abaixo de 200ºC. Usando um gerador de plasma,
foi adicionado ozônio (molécula formada por três átomos de oxigênio) em
concentrações relativamente baixas – de 50 partes por milhão – numa etapa
anterior à filtragem. Esse processo se mostrou eficiente em degradar as
moléculas de dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2)
que têm efeitos negativos sobre a atividade do filtro de manganês ao longo do
tempo.
Em tese, sua
aplicação ela poderia permitir o uso combustíveis mais baratos com maiores
teores de enxofre. Um dos principais motivos para que a quantidade de enxofre
contida nos combustíveis tenha sido progressivamente reduzida nos últimos anos
vem do fato de que presença reduz a eficiência dos sistemas responsáveis pela
remoção do NOx.
"Esperamos
estimular o desenvolvimento adicional de filtros [de dióxido de manganês]
assistidos por plasma e, assim, permitir uma maior diversidade de combustíveis
a serem utilizados sem afetar negativamente a qualidade do ar," escreveu o
líder da pesquisa, Yugo Osaka. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário