segunda-feira, 22 de julho de 2019

Novo filtro zera emissões de NOx e SOx de motores diesel

Embora apresentem uma performance de consumo melhor que os motores motivos a gasolina e/ou etanol, os motores diesel ainda tendem a ser vistos como mais poluentes que outras tecnologias. Essa má fama deriva, em grande parte, das emissões maiores de duas substâncias particularmente nocivas: os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SOx). Além de precursores da chuva ácida, as substâncias causam danos aos tecidos pulmonares e impactos negativos à saúde humana.
Mas uma nova tecnologia de filtragem desenvolvido por pesquisadores da Universidade Kanazawa, no Japão, tem se mostrado capaz de praticamente acabar com o problema. O sistema no qual os pesquisadores vêm trabalhando filtragem por de dióxido de manganês e ozônio reduz em 99% as concentrações de NOx e SOx nos gases de exaustão gerados durante a operação de motores diesel.
Filtro de manganês limpa escapamento de motores a diesel - Inovação e Processos.
Funcionamento
A nova tecnologia funciona ainda em condições relativamente moderadas – pressão atmosférica normal e temperatura abaixo de 200ºC. Usando um gerador de plasma, foi adicionado ozônio (molécula formada por três átomos de oxigênio) em concentrações relativamente baixas – de 50 partes por milhão – numa etapa anterior à filtragem. Esse processo se mostrou eficiente em degradar as moléculas de dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2) que têm efeitos negativos sobre a atividade do filtro de manganês ao longo do tempo.
Em tese, sua aplicação ela poderia permitir o uso combustíveis mais baratos com maiores teores de enxofre. Um dos principais motivos para que a quantidade de enxofre contida nos combustíveis tenha sido progressivamente reduzida nos últimos anos vem do fato de que presença reduz a eficiência dos sistemas responsáveis pela remoção do NOx.
"Esperamos estimular o desenvolvimento adicional de filtros [de dióxido de manganês] assistidos por plasma e, assim, permitir uma maior diversidade de combustíveis a serem utilizados sem afetar negativamente a qualidade do ar," escreveu o líder da pesquisa, Yugo Osaka. (biodieselbr)

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