MWM
e AUMA lançam solução de geração de energia a biogás para pequenas propriedades
do agro.
No contexto a MWM e a AUMA
Energia desenvolveram uma solução completa para aproveitamento dos resíduos
oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que o pequeno produtor
rural consiga “descarbonizar” seu processo produtivo, expressão utilizada para o
processo de neutralizar ou eliminar GEEs, e, ao mesmo tempo, reduzindo seu
custo operacional e aumentando sua produtividade.
De acordo com as empresas, os resíduos orgânicos são coletados e, através de biodigestores e sistemas de filtragem e monitoramento, é gerado o biogás de alta qualidade para alimentar um grupo gerador desenvolvido exclusivamente para o projeto, que permite gerar 32 kW de energia elétrica confiável e contínua. Como subproduto do processo, o produtor ainda obtém o biofertilizante líquido e o adubo de alta qualidade, que retorna à plantação, reduzindo necessidade de utilização de fertilizantes químicos e fechando o processo.
A solução permite ainda tratar os resíduos “da porteira para dentro”, a descarbonização de toda a cadeia, o que tem sido um dos grandes desafios de empresas multinacionais produtoras de alimento e que dependem destes produtores menores para ter acesso aos insumos. Este é o exemplo típico dos laticínios no Brasil e no mundo. Além disso, o projeto foi idealizado de forma que o pequeno produtor não necessite se tornar um especialista na produção de biogás de qualidade, mas siga focado em sua atividade principal enquanto MWM e AUMA se responsabilizam em garantir o resultado pretendido e o retorno sobre o investimento.
O grupo gerador de 32 kW em 60Hz é equipado por um motor MWM de 3.1 litros de cilindrada com sistema de injeção e controle eletrônico de última geração, desenvolvido para operar em gás natural e biogás. O grupo gerador está conectado a um sistema de tratamento e monitoramento da qualidade do gás, de forma que a solução opere conjuntamente, garantindo a maior eficiência na produção de energia elétrica. Os dados são monitorados remotamente por um supervisório desenvolvido e validado conjuntamente por MWM e AUMA, informações indispensáveis para que o produtor retroalimente seu processo produtivo de forma a antever qualquer desvio produtivo.
Térmicas a biogás produziram
cerca de 110,2 MW médios em 2020, superando a marca de 102,3 MW médios em 2019.
(canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário