Esse motor foi pensado não
apenas para a instalação em carros elétricos ou híbridos, mas também em carros
voadores, embarcações e demais projetos de locomoção que demandem um trem de
força forte e compacto como o Quark.
Segundo a Koenigsegg, o componente tem esse desempenho devido à sua tecnologia de fluxo axial e radial, apelidada de "Raxial". Com isso, o propulsor consegue distribuir melhor o torque gerado em seu conjunto de engrenagens e aliar o eletromagnetismo a uma melhor manutenção térmica, o que gera essa eficiência.
Motor elétrico inovador pesa 30 kg e entrega 340 cv de potência.
Quando aliado a outros
componentes, o Quark se torna um dos motores elétricos mais eficientes do
mercado.
A empresa explica que o Quark é
derivado do conjunto de motores elétricos de um de seus carros esportivos
híbridos, o Koenigsegg Gemera, que rende mais de 1.700cv quando seus
propulsores a combustão e zero emissão trabalham juntos.
Para chegar a esse peso e
tamanho compactos, András Székely, líder de desenvolvimento de motores
elétricos, explica quais materiais foram utilizados e a maneira que o Quark foi
construído:
"Construímos o eixo dentro do Quark com aço 300M usado no automobilismo e na indústria aeroespacial. O resfriamento direto foi escolhido por sua maior eficiência e design compacto. Já o rotor usa a renomada tecnologia de fibra de carbono oca Koenigsegg Aircore Não apenas superamos o desafio dos requisitos do trem de força do Gemera, mas também superamos as metas de torná-lo mais leve e menor do que qualquer motor elétrico desta classe".
A Koenigsegg deve começar a utilizar o Quark em seus próximos carros, mas não descarta vendê-lo para outros mercados. Por sua enorme potência e torque, ele acaba se tornando o motor ideal para carros esportivos híbridos plug-in, já que é capaz de movimentá-los nos momentos de baixa velocidade. (yahoo)
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