terça-feira, 28 de junho de 2022

Quanto custa a instalação de energia solar?

Energia solar: quanto custa a instalação e como funciona o financiamento.
Entre as vantagens da modalidade estão a autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel.

•        O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas de geração de energia solar instalados.

•        Apesar de relativamente caro, o investimento pode render economia em longo prazo.

•        É possível acessar linhas de crédito para financiar a compra de materiais e instalação.

Um milhão de telhados brasileiros já contam com a instalação de sistemas de geração de energia solar. Juntos, eles somam mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência, conforme estimativa realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A estrutura fotovoltaica é promissora no país, uma vez que os estados contam com grande incidência de sol o ano todo. Como essa é uma fonte renovável e inesgotável, o sistema é conhecido como uma alternativa sustentável para a produção de eletricidade.

"Essas células solares são montadas em grupos formando painéis solares. Cada painel tem uma capacidade, em termos de potência, dependendo do projeto. O recurso transforma a luz do sol em energia por meio de um processo físico", explica Dr. Fabio Raia, professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O especialista ainda diz que a geração da eletricidade não agride ao mesmo ambiente. No entanto, a instalação do recurso exige a utilização de recursos naturais. "Existe todo um processo de fabricação dessas células que envolvem a transformação de metais e materiais", ressalta.

Entre as vantagens da modalidade estão a autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel, manutenção simples e economia na conta de energia elétrica. Além disso, a eletricidade gerada pelas placas fotovoltaicas não consumidas é injetada na rede, gerando créditos energéticos junto à concessionária que, posteriormente, são abatidos na cobrança da luz. (yahoo)

Nenhum comentário: