terça-feira, 20 de agosto de 2024

Carrefour assina parceria para solarização de estacionamentos

GreenYellow e Carrefour assinam parceria para a solarização de estacionamentos.

Projeto conta com uma capacidade de mais de 350 MW e inclui 350 hipermercados na França até 2027.
A GreenYellow e o Carrefour assinaram um acordo de grande escala para solarizar os estacionamentos de 350 hipermercados e supermercados do gigante varejista na França até 2027.

GreenYellow assina parceria histórica com o Grupo Carrefour para a solarização de estacionamentos em 350 unidades na França

A GreenYellow, líder em transição energética descentralizada, e o Carrefour, um importante varejista internacional de alimentos, assinaram um acordo de grande escala para solarizar os estacionamentos de 350 hipermercados e supermercados do gigante varejista na França até 2027.

Este projeto desafiador e sem precedentes, com uma capacidade total de mais de 350 MW, produzirá cerca de 450 GWh de energia limpa e local por ano, tornando-o o maior programa de energia solar descentralizada na Europa.

O contrato de 20 anos prevê a instalação de sistemas fotovoltaicos de sombreamento ou carports, nos estacionamentos de 90 hipermercados do Grupo Carrefour e mais 260 supermercados na França, representando a solarização de quase 180 mil vagas de estacionamento. O projeto cobrirá as regiões da Normandia, Ilha de França, Altos da França, Grande Leste, Nova Aquitânia, Occitânia e Provença-Alpes-Costa Azul.

Uma aliança estratégica para a transição energética

A GreenYellow traz sua expertise como operadora solar altamente reconhecida no setor de varejo, oferecendo suporte abrangente desde o design até a instalação e operação das usinas. O compromisso da empresa inclui uma garantia de desempenho durante todo o contrato, garantindo uma implantação eficiente em múltiplos locais para o Carrefour. Graças ao modelo de financiamento da GreenYellow, que cobre todo o investimento, o Carrefour poderá acelerar sua trajetória de descarbonização e se beneficiar dessa transformação em um modelo "as-a-service". Este projeto de grande escala posiciona a marca na vanguarda da solarização de seus ativos e da descarbonização de suas propriedades, cumprindo também a obrigação de solarizar estacionamentos, conforme estipulado pela lei de aceleração das energias renováveis. Isso também permitirá que o Carrefour reduza sua dependência das flutuações de preços de energia através do autoconsumo de parte da energia produzida.

“Estamos extremamente orgulhosos de nossa parceria de longo prazo com o Carrefour, um líder no varejo francês e internacional, para um projeto de grande escala sem precedentes. Gostaria de agradecer ao Alexandre Bompard e suas equipes pela confiança, assim como o nosso acionista Ardian pelo apoio. Este projeto emblemático reforça nosso compromisso de guiar grandes empresas francesas e internacionais em direção à independência energética e confirma nossa posição como líder em autoconsumo solar descentralizado”, declara Otmane Hajji, presidente da GreenYellow global.

Esta parceria destaca a expertise da GreenYellow em implantar programas turnkey para grandes players multi-sites, com uma abordagem industrial. A fase de desenvolvimento começará em julho de 2024, com as primeiras implementações previstas para 2025. Metade do programa será concluída até o final de 2026. Uma vez finalizado, este projeto produzirá anualmente 450 GWh de energia limpa, equivalente ao consumo de eletricidade de uma cidade com 200 mil habitantes.

“Este programa confirma o papel de liderança da GreenYellow ao longo dos anos na promoção do autoconsumo na França. Estamos agora entrando na fase operacional com o desenvolvimento, finalização da seleção dos parceiros técnicos e a criação do ecossistema geral que permitirá sua implantação”, indica Mathieu Cambet, vice-gerente geral, responsável pela energia solar fotovoltaica na GreenYellow França.

“Estamos muito felizes em colaborar com o Carrefour. Esta parceria solar reduzirá significativamente as contas de energia do grupo por meio do autoconsumo, contribuindo para a meta da empresa de alcançar 100% de energia renovável até 2030, antecipando os requisitos da Lei francesa 'ApER' para estacionamentos com mais de 1500 m². Além disso, os sistemas fotovoltaicos de sombreamento, ou carports, melhorarão a experiência do cliente protegendo-os do clima e do sol. Este amplo desdobramento em locais ocupados confirma nossa estratégia vencedora em autoconsumo e ilustra nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável”, enfatiza Romain Butte, diretor geral da GreenYellow França.

Sobre a GreenYellow

Em 17 anos, a GreenYellow tornou-se um ator importante na transição energética na França e ao redor do mundo, sendo uma verdadeira aliada de empresas e comunidades.

Como especialista em produção solar fotovoltaica, projetos de eficiência energética, comercialização de energia e mobilidade elétrica, a GreenYellow apoia seus clientes em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e financiamento até a operação de projetos de infraestrutura que lhes permitam produzir energia verde e competitiva, reduzir o seu consumo de energia e, assim, acelerar a sua descarbonização.

Operando em 17 países em quatro continentes, a GreenYellow está constantemente inovando para enfrentar os desafios das alterações climáticas e enriquecer a sua plataforma de oferta única e global.

No Brasil desde 2014, a empresa possui mais de 1 mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas. Entre seus clientes, atualmente, estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin, entre outros. (canalcomq)

Nenhum comentário: