Empresa planeja que barco movido a energia solar dê volta ao mundo
O catamarã 30 metros de comprimento por 15 metros de largura, além de cerca de 500 metros quadrados de painéis solares.Navegar à base de energia solar é a principal característica de um barco apresentado na quinta-feira, 25 de fevereiro, em Kiel, na Alemanha. A embarcação da empresa PlanetSolar é a maior do mundo entre as demais que se locomovem por meio de fontes energéticas renováveis.
A estreia no mar será em uma viagem pela Europa, ainda neste ano, mas a maior ambição da empresa é que o barco complete uma volta ao mundo até 2011. As partes móveis do casco expõem cerca de 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, que chegam a gerar 103 kW de energia.
Em abril do próximo ano, o PlanetSolar começa a volta ao mundo, com paradas estrategicamente escolhidas ao longo da linha do Equador (onde a incidência dos raios solares é maior). Serão 40 mil km percorridos em 140 dias, cruzando o Atlântico, o Canal do Panamá, o oceano Pacífico, Índico e o Canal de Suez para chegar ao Mediterrâneo.
Mapa mostra a trajetória que o barco percorrerá em 2011
O catamarã possui 31 metros de comprimento e 15 metros de largura quando ancorado. Já em mar aberto, essas dimensões chegam a 35 metros de comprimento e 23 metros de largura, graças a abertura dos flaps - encarregados da ampliação da área de paineis solares.
Enquanto houver sol
De acordo com os engenheiros responsáveis pelo projeto do barco, a velocidade máxima do PlanetSolar é de 25 km/h (14 nós), mas a dos cruzeiros previstos para a embarcação será de 15 km/h (8 nós). Os motores elétricos consomem 20 kW, o equivalente a 26,8 HP. A ideia de criação do catamarã foi do suíço Raphaël Domjanm, mas a construção foi executada pela empresa alemã Knierim Yacht Club.
Embora a empresa afirme que o barco comporta até 200 pessoas a bordo, as navegações deverão ser feitas por apenas dois tripulantes. Para o projeto de volta ao mundo, no entanto, ele poderá acomodar 50 pessoas durante os meses de viagem. Detalhe: o PlanetSolar navega enquanto houver sol. Sem a presença do "astro-rei", ele consegue percorrer até 1000 km. (ecodesenvolvimento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário