Finlândia aposta em diversidade
para tornar transporte mais sustentável
Até 2020, a Finlândia tem como
objetivo se tornar uma referência em transporte sustentável.
Para isso o país está investindo
em um novo conceito, o TransSmart, que visa à integração de diversos modais,
como ônibus, metrô, bicicleta, percurso à pé e carro, para tornar o transporte
mais limpo e adaptado às necessidades de cada passageiro.
Segundo o Centro de Pesquisas
Técnicas da Finlândia (VTT), que está desenvolvendo o sistema, o futuro do
transporte limpo é uma fusão de eficiência em veículos, sistemas e serviços;
fontes de energia sustentável; tecnologia avançada; alternativas de mobilidade
e novas formas de operação.
“Ajustar os veículos ou
desenvolver combustíveis renováveis simplesmente não será suficiente em longo
prazo. Todo o sistema precisa de renovação. Você não tornará o mundo um lugar
melhor simplesmente enchendo Helsinque de carros elétricos, por exemplo. Eles
ocuparão tanto espaço quanto carros convencionais a gasolina ou diesel”,
observou Nils-Olof Nylund, professor do VTT e gestor do programa TransSmart.
A meta é alcançar a tríade:
reduzir a necessidade de locomoção; reduzir o consumo de energia da locomoção
através da mudança de modal para uma forma diferente de transporte, como de
bicicleta ou à pé; e reduzir a intensidade de carbono da energia do transporte
através do uso de energias renováveis.
Na prática, significa oferecer
mais opções para o passageiro se deslocar e para trocar de modal com
facilidade.
“As soluções de transporte
inteligente criam uma viagem mais eficiente – e cadeias logísticas e uma visão
geral do estado do sistema de transporte em tempo real”.
A ideia é que os passageiros
sejam capazes de selecionar diversas opções de serviço e combiná-las facilmente
em cadeias de transporte sustentáveis: carro privado, à pé, bicicleta, ônibus,
taxi, carona solidária, uso conjunto de carro e transporte público, metrô, trem
ou avião”, comentou Raine Hautala, líder do setor de Serviços de Transporte do
TransSmart.
“Isso levaria a uma menor
necessidade de ter carro ou da construção de estacionamentos e ruas. O cerne da
ideia é atingir o aumento no fluxo, a facilidade de uso e a acessibilidade das
formas de viagem. A acessibilidade do serviço também abrange um pagamento
seguro e sem problemas”, continuou Hautala.
Metas
Entre as metas individuais para
cada modal, está aumentar a porcentagem de carros elétricos na venda total de
automóveis para entre 10% e 15% até 2020, favorecendo também os híbridos. O
programa visa igualmente à eletrificação do sistema de ônibus, que já está em
andamento.
Até 2020, espera-se que 100
ônibus elétricos estejam circulando pela área metropolitana de Helsinque.
Além disso, novas usinas de
produção de biocombustíveis sustentáveis já entraram em funcionamento no país,
e vários acordos estão sendo feitos, como a fabricante finlandesa de papel,
madeira e celulose UPM, que assinou um convênio com a especialista em
biocombustíveis North European Oil Trade (NEOT) para distribuir o diesel renovável
BioVerno.
Para completar, a Finlândia
havia estabelecido uma meta para reduzir o consumo de energia no setor de
transportes em 20% até 2020, objetivo que já foi alcançado. (meioambientenews)
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