Tanque de combustível para hidrogênio líquido da Linde AG,
em um museu de Altlußheim.
Um veículo movido a hidrogênio é um veículo de combustível alternativo que utiliza hidrogênio molecular como fonte primária
de energia para locomoção.
Estes veículos utilizam geralmente o hidrogênio em
um de dois métodos: combustão ou conversão da célula de combustível. Na combustão, o
hidrogênio se queima como no esquema de um de combustão interna, da mesma forma
que a gasolina, ou outro combustível. Já através da conversão da célula de
combustível, o hidrogênio se converte em eletricidade
através de células de combustível que movem motores elétricos, nesse esquema a
célula de combustível funciona como uma espécie de bateria elétrica.
Veículos movidos com célula de combustível são
considerados veículos com emissão zero de poluentes porque o único subproduto
do hidrogênio consumido é a água, que também pode mover uma microturbina como
as encontradas num carro a vapor.
Um veículo movido com bateria de hidrogênio da GM.
Um veículo movido com bateria de hidrogênio da GM.
Em janeiro de 2010, a Honda foi a única empresa
que conseguiu a homologação necessária para comercializar veículos com essa
tecnologia. Trata-se do FCX Clarity, distribuído
no Japão e Estados Unidos. No momento, a companhia não tem planos para
comercializá-los na Europa e em outros países.
Fabricantes de automóveis de hidrogênio
- BMW
- Honda - Honda FCX Clarity
- DaimlerChrysler - Mercedes-Benz Necar 5
- Ford - Ford Focus FCV
- General Motors - Hy-wire, HydroGen3
- Honda - Honda EV Plus
- Hyundai - Hyundai Santa Fe FCEV
- Mazda - Mazda RX-8
- Nissan - Nissan X-Trail FCV
- Volkswagen
- Ferrari
- Toyota
- BMW
- Honda - Honda FCX Clarity
- DaimlerChrysler - Mercedes-Benz Necar 5
- Ford - Ford Focus FCV
- General Motors - Hy-wire, HydroGen3
- Honda - Honda EV Plus
- Hyundai - Hyundai Santa Fe FCEV
- Mazda - Mazda RX-8
- Nissan - Nissan X-Trail FCV
- Volkswagen
- Ferrari
- Toyota
Componentes e sistemas de hidrogênio veicular
Há sistema de hidrogênio que produzem gás HHO em baixa demanda, adaptáveis a qualquer tipo de veículo e classe. Não há dispositivos de compressão e armazenamento. A quantidade vai de 10 até 50% de combustível, reduzem cerca de 80% das emissões de CO2 e aumenta a potência sem danificar o motor.
Custos
Há sistema de hidrogênio que produzem gás HHO em baixa demanda, adaptáveis a qualquer tipo de veículo e classe. Não há dispositivos de compressão e armazenamento. A quantidade vai de 10 até 50% de combustível, reduzem cerca de 80% das emissões de CO2 e aumenta a potência sem danificar o motor.
Existem sistemas de hidrogênio que podem ser
financiados por apenas €60,00 por mês.
Aeronaves
Empresas como a Boeing,
Lange Aviación e o Centro Aeroespacial Alemão usam o hidrogênio como
combustível para os aviões. Em fevereiro de 2008, a Boeing realizou um voo
tripulado em um pequeno avião com propulsão a célula de combustível. Foram
testados também aviões não tripulados de oxigênio. (wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário