sábado, 4 de julho de 2015

Avião elétrico brasileiro faz voo inaugural

Avião elétrico brasileiro faz voo inaugural na Usina de Itaipu
Aeronave foi desenvolvida pela Itaipu Binacional, em parceria com empresa.
Segundo diretor da usina, é o 1º avião elétrico tripulado da América Latina.
A Itaipu Binacional fez em 23/06/15 o voo inaugural e a apresentação oficial de um avião elétrico tripulado. O voo foi no aeroporto de Itaipu, no lado paraguaio da usina, na cidade de Hernandarias, na fronteira com o Brasil. Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek, esse é o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.
O avião, modelo Sora-e, tem espaço para duas pessoas, sendo o piloto e um passageiro, e pode voar por uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h. A estrutura é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 400 quilos, tem baterias de íon polímero de lítio que totalizam 400 volts e dois propulsores de 35 kw cada um.
De acordo com a Itaipu, o voo durou cerca de 15 minutos. "Estamos em uma alegria imensa, esse é o primeiro passo de uma grande caminhada. É um protótipo, mas todos se sentiram Santos Dumont, só que ao invés da Torre Eiffel tivemos a Usina de Itaipu com paisagem", destaca Samek. O voo foi tranquilo, mas no pouso houve um pequeno problema e o trem de pouso dianteiro acabou quebrando. Porém, nenhum problema maior foi detectado no avião. Em maio deste ano, foram feitas imagens de um voo do avião em São Paulo.
Baterias de lítio íon polímero totalizam 400 volts.
A aeronave foi desenvolvida dentro do Programa Veículo Elétrico (VE) em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O protótipo chegou ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, em Foz de Iguaçu dia 22/08/14. Conforme Samek, o investimento da Itaipu foi de R$ 900 mil, a maior parte financiada pela Finep.
O avião elétrico ainda não foi homologado, segundo Samek. Porém, o modelo já tem produção em série usando combustíveis fósseis. A aeronave deverá ser usada principalmente para treinamento e acrobacias. "Agora vamos melhorar a bateria para que dure mais e com mais potência. A tendência é que ele seja comercializado, por isso temos a parceria com a empresa, mas não vamos ter uma fábrica aqui na Itaipu. Nosso objetivo é só conhecer e desenvolver essas tecnológicas, uma fonte mais limpa de energia, e é o que estamos fazendo com sucesso", afirma o diretor.
O Projeto VE de Itaipu já desenvolveu carros de passeio, caminhão, micro-ônibus e patinetes. Estão em andamento projetos de ônibus híbrido etanol e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Voo durou cerca de 15 minutos.
Voo foi de apresentação oficial do avião. (g1)

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