Avião elétrico brasileiro faz
voo inaugural na Usina de Itaipu
Aeronave foi desenvolvida
pela Itaipu Binacional, em parceria com empresa.
Segundo diretor da usina, é o
1º avião elétrico tripulado da América Latina.
A
Itaipu Binacional fez em 23/06/15 o voo inaugural e a apresentação oficial de
um avião elétrico tripulado. O voo foi no aeroporto de Itaipu, no lado
paraguaio da usina, na cidade de Hernandarias, na fronteira com o Brasil.
Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek, esse é o
primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.
O
avião, modelo Sora-e, tem espaço para duas pessoas, sendo o piloto e um
passageiro, e pode voar por uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h.
A estrutura é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 400 quilos, tem
baterias de íon polímero de lítio que totalizam 400 volts e dois propulsores de
35 kw cada um.
De
acordo com a Itaipu, o voo durou cerca de 15 minutos. "Estamos em uma
alegria imensa, esse é o primeiro passo de uma grande caminhada. É um
protótipo, mas todos se sentiram Santos Dumont, só que ao invés da Torre Eiffel
tivemos a Usina de Itaipu com paisagem", destaca Samek. O voo foi
tranquilo, mas no pouso houve um pequeno problema e o trem de pouso dianteiro
acabou quebrando. Porém, nenhum problema maior foi detectado no avião. Em maio
deste ano, foram feitas imagens de um voo do avião em São Paulo.
Baterias de lítio íon polímero totalizam 400 volts.
A
aeronave foi desenvolvida dentro do Programa Veículo Elétrico (VE) em parceria
com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP) e com a Financiadora de Estudos
e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O protótipo chegou ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de
Veículos Movidos a Eletricidade, em Foz de Iguaçu dia 22/08/14. Conforme Samek,
o investimento da Itaipu foi de R$ 900 mil, a maior parte financiada pela
Finep.
O
avião elétrico ainda não foi homologado, segundo Samek. Porém, o modelo já tem
produção em série usando combustíveis fósseis. A aeronave deverá ser usada
principalmente para treinamento e acrobacias. "Agora vamos melhorar a
bateria para que dure mais e com mais potência. A tendência é que ele seja comercializado,
por isso temos a parceria com a empresa, mas não vamos ter uma fábrica aqui na
Itaipu. Nosso objetivo é só conhecer e desenvolver essas tecnológicas, uma
fonte mais limpa de energia, e é o que estamos fazendo com sucesso",
afirma o diretor.
O Projeto VE de Itaipu já desenvolveu carros de passeio, caminhão, micro-ônibus e patinetes. Estão em andamento projetos de ônibus híbrido etanol e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Voo durou cerca de 15 minutos.
Voo foi de apresentação oficial do avião. (g1)
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