segunda-feira, 20 de junho de 2016

A tecnologia como motor de desenvolvimento

O portfólio da Casa dos Ventos é o maior do Brasil. Para chegarmos até aqui, foram anos de pesquisa desenvolvendo uma metodologia proprietária para identificar e avaliar os principais recursos eólicos do país. Possuímos uma fábrica de torres de medição que nos garante um abastecimento contínuo para os projetos e nos possibilitou ter a maior campanha de medições anemométricas do país.
Campanha de LIDAR em Jacobina – BA
Baixa incerteza na geração de energia
Além de possuir mais de 450 torres de medição gerando informação para nossos projetos, utilizamos equipamentos de sensoriamento remoto para validar nossas modelagens e reduzir incertezas nas estimativas de geração de energia dos projetos.
A Casa dos Ventos possui dois tipos de sensoriamento remoto: LIDAR (Light Detection and Ranging, ou “laser radar”) e SODAR (Sound Detection and Ranging, ou “acoustic radar”. O LIDAR e SODAR utilizam o efeito Doppler através de feixes de luz e som, respectivamente. As grandes vantagens são poder operá-los com grande mobilidade no campo e o alcance de medir o vento até os 200m de altura com boa acurácia enquanto as torres de medição são estáticas e possuem até 120m.
Outro procedimento que adotamos com o objetivo de reduzir incertezas na avaliação do recurso eólico é o perfilhamento a laser da topografia do projeto. Através desse levantamento, conseguimos ter uma maior precisão do relevo e vegetação, variáveis que apresentam influenciam no escoamento do vento.
Incentivo a pesquisa
Acreditamos que o conhecimento através de pesquisa é o que nos mantém em uma posição de destaque no setor eólico nacional. Para isso, firmamos parcerias estratégicas com fornecedores de equipamentos, desenvolvedores de softwares para os setores eólicos e certificadores independentes, entre outros, sempre com o objetivo de transferência mútua de informação e tecnologia. Essas são algumas das iniciativas que qualificam nosso corpo técnico e torna a Casa dos Ventos a única empresa brasileira a apresentar estudos e relatórios em conferências internacionais.
Medição de SODAR em Simões – PI (casadosventos)

Nenhum comentário: