terça-feira, 10 de outubro de 2017

Em operação no Brasil os maiores parques de energia solar

Entram em operação no Brasil os 2 maiores parques de energia solar da América do Sul.
O grupo  italiano, Enel, divulgou recentemente o início da operação de dois parques de geração de energia solar no Brasil. Os projetos são Ituverava (254 MW), na Bahia, e Nova Olinda (292 MW), no Piauí. Segundo a empresa, os dois empreendimentos são os maiores parques de energia solar da América do Sul em operação, e juntos terão a capacidade de produzir mais de 1.150 GW/h de energia por ano.
O investimento da Enel chega a aproximadamente US$ 300 milhões de dólares apenas no parque solar de Nova Olinda. O projeto contou com empréstimo do Banco do Nordeste (BNB) e recursos da própria companhia. O parque possuiu uma área de 690 hectares e tem 930 mil painéis solares com capacidade de produzir mais de 600 GW/h por ano. Assim que a operação estiver funcionando totalmente o parque terá capacidade para atender o consumo necessário de aproximadamente 300 mil casas, o que irá evitar o lançamento de 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Na construção do parque de Ituverava, os investimentos chegaram a cerca de US$ 400 milhões. Custeado por recursos próprios da Enel, o parque também precisou de um financiamento concedido pelo Banco Santander e pelo Banco da China. O parque possui uma área de 579 hectares e cerca de 850 mil painéis solares espalhados. Quando entrar em plena operação, o mesmo será capaz de produzir mais de 550 GW/h e será capaz de atender aproximadamente 268 mil casas brasileiras, o que vai evitar a emissão de 318 mil toneladas de CO2.
A Enel informou que a produção das duas usinas será vendida através de um contrato de fornecimento de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) do Brasil. Em nosso país, o grupo Enel tem capacidade de energia renovável total instalada de aproximadamente 2.276 MW, dos quais 670 MW são de energia eólica, 716 MW de energia solar e 890 MW de energia hidroelétrica.
A tendência é que o sistema de energia solar fotovoltaico se torne cada vez mais acessível e vantajoso, não somente em questões financeiras, mas também ecológicas e ambientais, se tornando o tipo de energia que será tendência no futuro. Na Bahia, por exemplo, já opera o maior parque solar do Brasil, e no Piauí foi inaugurada a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina.
Nós, do Portal Solar, incentivamos todas as iniciativas a favor do uso de fontes de energia renovável, geração e consumo de energia solar. Trabalhamos para difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica no país. No nosso site é possível aprender detalhes fundamentais sobre esse recurso natural, placas fotovoltaicas, placas solares, painéis solares, gerador de energia solar e todo sistema fotovoltaico. (portalsolar)

Nenhum comentário: