Enevate está a deliciar os entusiastas dos carros elétricos, ao anunciar
o desenvolvimento de uma nova bateria que com apenas 5 minutos de carga permite
uma autonomia de 400 km!
Sobre o projeto da Enevate
O projeto da Enevate recorre à tecnologia dos ânodos de silício, que
armazenam mais energia num menor período de tempo. Esta é uma solução que
muitas empresas do setor têm vindo a aplicar, ou seja, substituir os ânodos de
grafite (que encontramos nas baterias iões de lítio) por versões com ânodos de
silício!
Mudança que, na teoria, permitiria que os veículos elétricos, tivessem
uma maior autonomia, com apenas uma carga! E foi nisso que a Enevate pegou.
A Enevate, sediada em Irvine, Califórnia, criou uma espécie de filme
poroso, constituído principalmente por silício puro. Um projeto que fica mais
barato, mas que pode dar ao veículo elétrico 30% mais de autonomia do que se
usasse uma bateria normal.
E vão mais longe, garantindo que com apenas 5 minutos de carregamento, o carro elétrico consiga uma autonomia de cerca de 400 km.
Se realmente se comprovar, e for adotada pela indústria, será um desenvolvimento tecnológico gigantesco que irá permitir tornar a produção de veículos elétricos mais barato.
O carregamento das baterias
de iões de lítio atualmente provém dos iões que se movem do cátodo para o
ânodo, e assim quantos mais iões conseguirem reter, maior será a sua capacidade
de energia, e assim maior autonomia terá a bateria!
O silício
Em teoria, o silício pode
armazenar até dez vezes mais energia que o grafite, mas tem alguns senões, pois
também contrai e expande drasticamente, sendo que se desfaz ao fim de vários
ciclos de carga. E para contornar esse problema, alguns fabricantes do setor,
como a Tesla, adicionaram algum silício ao pó de grafite, para assim evitar
problemas.
O pó ao ser misturado com um
aglutinante, é então revestido por uma fina folha de cobre, formando assim o
ânodo. Só que a Enevate não usa aglutinantes de plástico! Recorre a um processo
próprio, em que cria o filme de silício poroso, superfino, diretamente nua
folha de cobre.
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