É o primeiro estado americano
a baixar regra desse tipo. A Califórnia já havia determinado que a partir de
2029 somente poderão entrar em circulação ônibus elétricos.
A mudança será gradual: em
2035, pelo menos a metade dos veículos vendidos pelos fabricantes de caminhões
deverá ser elétrica; a partir do mesmo ano, os veículos que não circulam pelas
ruas, como rebocadores e empilhadeiras, também não poderão ter motores a
diesel. Veículos comerciais de pequeno porte, como as vans, devem seguir a
regra a partir de 2040.
A medida se insere na luta contra a poluição do ar: os veículos movidos a diesel são 7% do total na Califórnia, mas são responsáveis por quase 80% da poluição do ar no estado.
A regra determina que caminhões e vans comerciais abandonem o uso de diesel até 2045.
A medida tende a espalhar-se
por todo o país. A Califórnia é pioneira no combate à poluição, e as regras que
fixou no início dos anos 1990 são tidas como responsáveis pelo desenvolvimento
de veículos híbridos e elétricos. Em 2019, quando o governo Trump revogou
medidas do governo Obama que visavam a combater as mudanças climáticas, o
estado fixou regras próprias, que foram acatadas por empresas como Ford,
Volkswagen, Honda e BMW; esta última acaba de anunciar que pretende abandonar o
desenvolvimento de veículos híbridos, concentrando-se nos totalmente elétricos.
Alguns fabricantes tentaram
barrar as novas regras, sem maior êxito. Muitos desses já estão produzindo
veículos comerciais elétricos; outros estão preparando lançamentos, como Volvo,
Daimler e Tesla. Há também startups entrando no mercado, como a Rivian, que
está produzindo cem mil vans elétricas para a Amazon, após receber dessa um
investimento da ordem de US$ 700 milhões em 2019. Dez mil dessas vans já
deverão estar rodando em 2022 e as demais até 2030. A Ford também é acionista
da Rivian.
É mais um passo à frente na luta contra a poluição do ar e seu subproduto, as mudanças climáticas.
Califórnia baixa regras e bane veículos diesel no estado. (ecodebate)
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