Nesse sentido, a empresa
começou o treinamento dos funcionários na fábrica de Resende (RJ). Da primeira
faz parte o time de produção.
Depois vêm os funcionários
que vão cuidar da parte elétrica do e-Delivery. Por fim, o pessoal das áreas
administrativas. E as equipes das regionais de vendas de todo o Brasil.
O treinamento é para
aproximar os colaboradores da nova tecnologia. É o que diz o gerente executivo
de estratégia corporativa da VWCO, Walter Pellizzari Júnior.
A montagem de parte do
e-Delivery vai ser feita na linha convencional. Ou seja, onde são feitos os
caminhões a diesel.
É o caso da suspensão e dos eixos. Segundo Pellizzari, nem todos os funcionários vão ter contato direto com o veículo elétrico. “Mas eles têm de reconhecer os processos de segurança”, diz.
Caminhão elétrico
Nesse sentido, eles têm de
saber que o caminhão tem motor alimentado por baterias. E que existem cabos de
alta tensão. “Isso exige cuidados extras”, diz Pellizzari.
De acordo com ele, o veículo
vai para a área de “comissionamento”. Ou seja, onde ´feita a montagem das
partes elétricas´.
Enfim, são itens como cabos,
motor elétrico e as baterias. Nessa etapa, o e-Delivery recebe energia pela
primeira vez. Isso exige procedimentos específicos. Porque a tensão elétrica é
superior a 600 volts.
Vários times
“Essa área requer mais
segurança por causa da alta voltagem”, conta Pelizzari. Segundo ele, por isso
essa a área é separada das outras.
Nesse sentido, várias equipes
foram envolvidas no projeto. Sobretudo para tornar a linguagem técnica mais
fácil de ser entendida. Por exemplo: recursos humanos, engenharia e treinamento
de rede.
Além disso, a fábrica da VWCO está sendo atualizada para a nova realidade. Nesse sentido, ganhou carregadores ultrarrápidos. Eles podem recarregar as baterias do e-Delivery em uma hora.
Uma hora
As baterias são recarregadas
nesses equipamentos. Esses caminhões estão sendo usados para avaliações em
laboratório e certificação. É uma espécie de ajuste final antes da produção em
série.
Os primeiros e-Delivery vão
ser entregues para a Ambev, em junho. A empresa de bebidas vai receber 100
caminhões elétricos até o fim do ano.
Por isso, a próxima etapa do
treinamento integrará a rede de concessionárias. Sobretudo os times das
concessionárias que atendem esse cliente. Ou seja, nas grandes cidades.
Centros urbanos
Isso porque o transporte em
regiões urbanas é o foco do elétrico e-Delivery. Nesse sentido, o treinamento
deve começar nos próximos meses.
A produção do e-Delivery no
complexo de Resende (RJ) já começou. Na Planta Piloto são feitas as definições
e a confirmação do processo produtivo. Além dos treinamentos.
Em outras palavras, trata-se de um “ensaio” antes do início da produção em massa. Além disso, há ensaios sendo feitos em laboratórios em todo o País.
Testes
Assim também, estão sendo
realizados testes no campo de provas da VWCO. Os engenheiros fazem simulações
que permitem agilizar as avaliações do e-Delivery.
Segundo a empresa, novas
metodologias de validação estão sendo usadas. Isso acelera a fase de
desenvolvimento.
Na prática, o ganho
impressiona. Em seis meses, dá para simular o equivalente a dez anos em condição
real de operação. (biodieselbr)
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