A
fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) ficou parada em parte dos
meses de março e de abril. Como trabalha sob demanda, a montadora de caminhões
não tinha estoque para atender pedidos que surgiam no embalo do agronegócio.
Isso levou à perda de participação em 2020, mas não mudou o foco.
O
gás natural continua sendo a aposta para 2021, agora com a oferta de ônibus
movidos a GNV ou biometano. O veículo será colocado à prova no Rio Grande do
Sul, no fretamento para a empresa Gerdau por meio da Turis Silva.
Trata-se de um modelo rodoviário, apto a percorrer grandes distâncias. Serão 190 km por dia entre as cidades de Porto Alegre, Charqueadas e São Jerônimo, a autonomia é de 300 km, segundo a Scania.
Os cilindros de GNV são acomodados em um espaço que tradicionalmente seria ocupado por bagagens. Esse é um dos problemas do gás natural: o volume dos reservatórios de combustível.
Mas
há vantagens ambientais, com redução nas emissões de poluentes e de gás
carbônico, e econômicas.
Algumas
empresas são capazes de gerar biometano para abastecer suas frotas. Esse
combustível de origem vegetal pode, por exemplo, ser produzido a partir de
rejeitos nas fazendas.
Por
enquanto, veículos pesados movidos a gás são raros. Dos 8.712 caminhões
vendidos pela Scania em 2020, apenas 70 consomem GNV. Entretanto, a solução é
importante para a empresa reduzir as emissões globais de sua frota e se
enquadrar em legislações ambientais mais rígidas.
A marca sueca acredita que as vendas no segmento de ônibus e caminhões irão crescer 13% em 2021 na comparação a 2020. Apesar da pandemia, os planos estão mantidos: a montadora inicia neste ano um ciclo de investimentos em que R$ 1,4 bilhão serão aplicados até 2024.
Primeiro ônibus rodoviário movido a gás natural produzido pela Scania no País vai entrar em operação.
Scania,
Gerdau, Turis Silva e Marcopolo entram para a história ao apresentar o primeiro
ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano
para o fretamento. O modelo vai transportar colaboradores da usina de aços
especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS), ainda neste primeiro
quadrimestre. (biodieselbr)
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