Já é o quarto mês seguido que
os números mensais dobram. De outubro a dezembro de 2020, o percentual de
aumento apresentado foi semelhante, se comparados aos anos avaliados anteriormente.
As vendas de carros
totalmente elétricos apresenta um crescimento maior do que os veículos
híbridos, muito pela demanda na China. Isso torna o mercado chinês o principal
responsável pelo crescimento total.
Os carros mais vendidos, dos totalmente elétricos, também são do país. O Hongguang Mini EV, da junção da SAIC com a General Motors, desbancou a montadora Tesla, comandada por Elon Musk, e assumiu o primeiro lugar. Foram quase 36.762 veículos vendidos.
O Mini EV pode levar até quatro pessoas e o banco traseiro desce, aumentando a mala.
O compacto, de 2,9 metros de
comprimento, 1,5 de largura e 1,6 de altura, já prometia roubar o lugar da
concorrente dos Estados Unidos. O carrinho é vendido por US$ 4,1 mil, pouco
mais de R$ 23 mil (na cotação de 01/03/2021, com o dólar vendido a R$ 5,63).
Mesmo sem liderar, a
companhia norte-americana emplacou dois modelos no topo. Após o chinês,
aparecem o Tesla Model 3 e o Model Y, com 21,5 mil e 9,5 exemplares vendidos,
respectivamente. Em quarto lugar está o BYD Han EV, com 9.298, e o GW ORA Black
Cat fecha o top 5, com 6 mil carros.
Elon Musk foi desbancada nas vendas gerais, caindo para 2ª colocação, com pouco mais de 33 mil veículos comercializados. A liderança ficou com a SGMW, que somou outros 2 mil carros, além do Hongguang Mini. A BMW chega em 3º, com 20 mil.
Além dessas marcas, BYD, SAIC, Mercedes, Volkswagen, Volvo e Great Wall venderam mais de 10 mil carros elétricos cada, no mês de janeiro/2021. A Audi fecha o top 10, com pouco menos de 9 mil veículos elétricos negociados. (olhardigital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário