Carro elétrico Brasil
defeitos recarga bateria autonomia.
Mesmo com a pandemia, o
Brasil anotou 7.568 eletrificados no primeiro semestre de 2020, mais que o
triplo do registrado no mesmo período de 2019, segundo a Associação Brasileira
do Veículo Elétrico (ABVE). Apesar desse avanço, ainda existem muitas dúvidas
em relação ao uso desse tipo de veículo.
Se ele der problema no meio
da rua, o que o motorista deve fazer? Como saber se as baterias estão boas? E
se ele ficar parado muito tempo, pode estragar? A seguir, reunimos algumas
respostas para essas e outras dúvidas a respeito do assunto.
E se acabar a energia da
bateria?
Se o seu carro totalmente elétrico ficou sem carga, aja como se fosse um carro normal a combustão. Como eles são veículos automáticos, destrave o câmbio e empurre-o até um local seguro e ponha o triângulo na pista se esse local for a via ou o acostamento.
Carregar os carros elétricos é um processo muito seguro, mas nem sempre tão rápido.
O desbloqueio da transmissão
geralmente é feito através de uma fenda ao lado da base da alavanca, onde é
possível introduzir uma chave. Na dúvida, consulte o Manual do Proprietário.
• A bateria fica viciada?
Isso é coisa de celular das
antigas. As baterias de íon de lítio dos carros não têm mais o chamado efeito
memória. O que acontece é que um banco de baterias é composto de vários
módulos. Se um estiver “menos eficiente” ou mais “envelhecido” que o outro, o
sistema vai balancear as células e equilibrar essa carga, pois uma parte pode
demorar mais para carregar que a outra.
Por essa razão, os carros
costumam chegar rapidamente aos 80% de carga. A partir daí, o processo para
chegar a 100% é mais “demorado”, justamente porque algumas partes carregam mais
lentamente.
Como saber se as baterias estão boas?
Bateria de carro elétrico pode ser consertada.
As concessionárias – e
algumas oficinas independentes – já têm um equipamento que faz uma análise das
baterias. O aparelho realiza uma diagnose e puxa parâmetros do estado das
peças, que podem direcionar para uma eventual manutenção.
Quem pensa comprar um elétrico
híbrido ou seminovo, pode ser uma solução para se ter mais segurança antes de
fechar o negócio.
Como preservar a bateria?
Para aumentar a vida útil da
bateria, deve-se atentar para o modo de dirigir. A energia demandada nos
elétricos é muito maior em acelerações e frenagens. Por isso, evite arrancadas
e paradas bruscas. Viu o semáforo vermelho? Tire o pé do acelerador com antecedência,
até porque essa desaceleração ajuda a recuperar energia.
E se o carro elétrico ficar parado muito tempo?
Peugeot 208 elétrico chega em 2021.
“Carro elétrico não é feito
para ficar parado. É para ficar o tempo todo sendo usado, sob pena de
prejudicar a saúde das baterias”, adverte o engenheiro Ricardo Takahira. Ele lembra que os
componentes eletrônicos devem ficar constantemente energizados. Por isso, a
recomendação é de que ele não só seja ligado como ande pelo menos uma ou duas vezes
na semana.
Mas se o carro elétrico ficar
parado.
O ideal é que, se for ficar
com o carro elétrico parado, estacione-o com pouca carga. A energia acumulada e
parada vai afetar as baterias – lembra do que acontece quando você esquece as
pilhas do brinquedo do seu filho dentro do compartimento… E, apesar de os
plugues terem sistemas avançados de segurança, não deixe o veículo na tomada
sem necessidade.
Esqueci a luz interna e os faróis acesos. E agora?
O Nissan Leaf foi um dos primeiros carros elétricos vendidos no Brasil.
Esses itens geralmente são
alimentados por uma bateria normal, de 12 V, que é responsável pelos
periféricos do automóvel. Mas aqui vale um alerta: nada de fazer a chupeta de
híbridos e elétricos em veículos a combustão. A bateria de 12 V dos
eletrificados não costuma ter capacidade para alimentar o motor de arranque do
outro veículo.
Dá para encarar enchente com
carro elétrico?
Sim. A dica de evitar trechos
onde a água esteja acima da metade da roda vale para todos os veículos,
inclusive os eletrificados. Mesmo assim, o elétrico leva vantagem, pois não tem
escapamento, então não aspira água. Mas tenha certeza de que o carro não vai
dar choque nem entrar em curto-circuito por causa da chuva.
O conjunto de baterias é
selado e à prova de infiltrações. Além disso, há um dispositivo de segurança
que corta a corrente em caso de acidentes ou se o sistema perceber a entrada de
água. Outros equipamentos são vulneráveis a alagamentos como em qualquer carro.
• Pode carregar o carro se
estiver chovendo? Ou perto de crianças?
Sim, o sistema é bastante
seguro. Os cabos do carregador e os demais componentes são preparados para
proteger o usuário de um choque elétrico e até resistem a um jato de água
direcionado – e em qualquer condição meteorológica.
Esqueci o conector ligado e arranquei com o carro. E aí?
Na verdade, essa situação é praticamente impossível. O sistema de carregamento trava o carro e nenhum elétrico consegue sair do lugar se ainda estiver na tomada. Geralmente, é preciso destravar o soquete de dentro da cabine do veículo ou pela chave – até como segurança para evitar que alguém furte o carregador.
Dá para consertar o conjunto
de baterias?
Como as baterias têm níveis
de desgaste distintos, até é possível fazer um rearranjo das células que
melhore o desempenho do conjunto. Ou seja, se redistribui os componentes para
equilibrar as forças e ganhar mais metade da vida útil das baterias, o que
financeiramente já seria vantajoso – lembre-se que um banco novo de baterias
pode custar mais que o preço do carro usado.
“As células envelhecem de
maneira diferente. É possível reagrupá-las de uma forma que melhore o
desempenho por agrupamento”, explica Takahira. Porém, isso só pode ser feito em
oficinas especializadas e por profissionais capacitados.
• As baterias do híbrido já
eram…
Dá para continuar rodando com o veículo que combina os dois motores, obviamente só com o a combustão. A questão é que a eficiência do carro vai ladeira abaixo… Isso porque, além de não ter o apoio do propulsor elétrico, o automóvel continua com o peso extra (e considerável) das baterias.
Carro elétrico na cor azul sendo recarregado em uma estação de recarga.
Descarte
A legislação hoje estipula
que a montadora ou o importador assumem automaticamente a responsabilidade pelo
descarte das baterias, algo de extrema preocupação ambiental. Geralmente, as
empresas pagam a outras para que deem uma destinação correta. (quatrorodas)
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