Nestes últimos anos o mercado
dos carros elétricos tem vindo a crescer exponencialmente. No entanto ainda
existe uma grande preocupação entres os compradores que é autonomia que um
carro elétrico.
Nova bateria com 2.000 km de
autonomia
Esta preocupação poderá
desaparecer uma vez que a empresa australiana Brighsun New Energy, está a
trabalhar há 8 anos numa nova tecnologia que permitirá que os carros com esta
bateria consigam percorrer 2 mil quilómetros numa única carga.
Estes 2.000 quilômetros é mais do que o dobro do que a do melhor carro em termos de autonomia atualmente.
Nova bateria para carros elétricos terá 2.000 km de autonomia.
A bateria de lítio-enxofre
(Li-S) está atualmente em fase de teste. As baterias de lítio-enxofre oferece
uma densidade de energia de 5 a 8 vezes superiores quando comparado com as
baterias atualmente presentes em carros elétricos.
Ainda mais impressionante é
que esta bateria da Brighsun New Energy mantém 91% da sua capacidade inicial
mesmo depois de 1,700 ciclos de carregamento num ritmo de 2C (ou seja estar
completamente carregada/descarregada em 30 minutos).
O que isto significa é que
por cada carga é perdido cerca de 0.01 % da capacidade total da Bateria. Mesmo
um ritmo mais agressivo, por exemplo, 5C (ou seja estar completamente
carregada/descarregada em 12 minutos e meio) retém a capacidade 74% do total da
bateria em 1000 ciclos de carregamento (Perde 0.026% da capacidade total por
cada carregamento).
As baterias dos carros elétricos assim como qualquer outra tecnologia no seu início ainda têm muito por evoluir.
Os 10 carros elétricos com mais autonomia neste momento
• Tesla Rodster – 970 km
• Tesla Model S – 610 km
• Tesla Model 3 – 560 km
• Tesla Model X – 507 km
• Jaguar I-Pace – 470 km
• Kia e-Niro – 455 km
• Hyundai KAUAI EV – 449 km
• Audi e-Tron 55 quattro – 417 km
• Nissan Leaf – 385 km
• Hyundai Ionyq – 378 km
Os 10 carros elétricos mais baratos em Portugal neste momento
1. Volkswagen e-up! – a partir de 22 763 €
2. Smart EQ fortwo 2020 – a partir de 22 845 €
3. Opel Corsa-e – a partir de 29 990 €
4. Peugeot iOn – a partir de 30 390 €
5. Citroën C-Zero – a partir de 30 657 €
6. Peugeot e-208 – a partir de 32 150 €
7. Renault Zoe – a partir de 33 210 €
8. Nissan Leaf – a partir de 34 900 €
9. Hyundai Ioniq Electric – a partir de 39 975 €
10. Kia E-SOUL – a partir de 43 000 €
Como se pode constatar pela lista de carros eléctricos, os preços dos mesmos ainda constituiu uma grande desvantagem, apesar de se prever uma diminuição do preço dos carros eléctricos nos próximos anos.
Baterias são a alma, mas também o grande gargalo do carro elétrico.
Os grandes desafios da indústria para tornar as baterias viáveis e baratas o suficiente para enfim tornar o carro elétrico popular. (portal-energia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário