Após Volkswagen, Renault e
Volvo, a Honda anuncia o encerramento da produção de motores a combustão a
gasolina e a diesel para focar nos carros elétricos.
A multinacional Honda, um dos
mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, anunciou
que, em 2040, a fábrica da Honda em Sumaré, interior de São Paulo, não estará
mais produzindo motores a combustão, a gasolina e a diesel, e que o foco da
montadora será voltado em fabricação de carros elétricos. Embora estejamos
falando do futuro, essa decisão foi tomada agora. O chefão da marca anunciou, também,
o novo plano estratégico, que inicia com a eletrificação do portfólio europeu
até o fim de 2022. Em 2030, a marca promete 40% das vendas globais, subindo
para 80% em 2035, e 100% em 2040.
Anúncio ocorreu no Japão, onde a Honda informou que encerrará a produção de motores a combustão, a gasolina e a diesel de forma global até 2040. Significa que possivelmente, bem antes dessa data, as linhas de motores como L, P e R ficarão na memória dos amantes da marca.
Carros híbridos e elétricos dominarão o mercado brasileiro.
Embora defenda os carros
híbridos, a multinacional Honda reconhece que a produção do os carros elétricos
é um caminho sem volta, e que não dá para seguir sozinha, fazendo seus motores
a gasolina ou diesel, por mais eficientes que sejam.
Honda deve manter os motores
a combustão até meados da próxima década
Tudo indica que a japonesa
deve continuar fabricando os motores a combustão até meados da próxima década,
indo na contramão de suas concorrentes, que já se preparam para o fim de
pistões, bielas, virabrequim e válvulas.
Apesar dessa decisão, a Honda
busca a neutralidade de carbono até 2050. Um grande exemplo disso é aqui no
Brasil, em que as fábricas da japonesa no Sul e Nordeste usam energia de
parques eólicos próprios.
E não para por aí, além da
sustentabilidade na produção, a Honda terá uma gama de carros elétricos a
partir de uma plataforma específica, chamada de: Architecture.
O chefão da marca anunciou, também, o novo plano estratégico, que se inicia com a eletrificação do portfólio europeu até o fim de 2022. Em 2030, a marca promete 40% das vendas globais, subindo para 80% em 2035, e 100% em 2040.
A Japonesa fechou parceria com a General Motors e as gigantes vão acelerar a eletrificação do portfólio da Honda e Acura
A multinacional japonesa não
perde tempo quando se trata de investimentos e fechou uma parceria com a
gigante General Motors, nos EUA, para acelerar a fabricação de veículos
elétricos do portfólio da Honda e Acura.
Haja visto que a Honda se
comprometeu em fabricar 10 novos carros elétricos para a China até 2026, O
e:Prototype é o primeiro dessa leva de produtos próprios, sendo ele uma
releitura energizada do Novo HR-V.
A Honda planeja apenas três modelos híbridos importados para o Brasil. No Brasil, o que se diz atualmente é que o futuro está ligado à hibridização flexível, mas com etanol dominando.
Com a Honda e outras montadoras estabelecendo uma data final para a produção dos motores a combustão, a gasolina e a diesel para focar nos carros elétricos, já se tem uma ideia de quando o brasileiro não poderá mais comprar carro flex zero km. (clickpetroleoegas)
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