Em entrevista ao site
Autocar, o CEO da marca francesa, Vincent Cobée, afirmou que “o diesel não tem
qualquer futuro na indústria automotiva” e que o novo foco são os motores
híbridos. “[Tenho] sangue extremamente frio em relação ao diesel. É uma questão
de lógica. Era 80% do segmento há cinco anos e menos de 50% no ano passado. Em
três ou quatro anos, pode ser menos de 15%”, afirmou.
Opinião do CEO é forte e contrasta, inclusive, com o posicionamento da Citroën no mercado, visto que é possível comprar veículos com motor a diesel, como os “carros-chefes” da marca: C4, C4 SpaceTourer e C5 Aircross. De acordo com Cobée, todos os novos modelos, incluindo o novo C5 X, irão estar disponíveis “em breve” apenas com motorizações a gasolina, híbrida ou 100% elétrica.
Mundo x motor a diesel
É inegável que o “combate contra o diesel” ganhou mais força após o escândalo Dieselgate da Volkswagen, em 2015. E de lá para cá, muitas coisas mudaram muito no setor de automóveis. Afinal, algumas marcas como a Audi, Mercedes e Honda mudaram completamente a sua estratégia e abandonaram a motorização a gasóleo. E em uma indústria cada vez mais eletrificada, todo aceno para as causas pró-ambiental contam muito.
Diesel, futuro ou passado?
E fato curioso: desde 1976, o
Brasil é o único país do mundo que tem uma lei que proíbe a comercialização de
carros de passeio com motor diesel, embora esta restrição já exista em algumas
cidades europeias e estados dos EUA. (biodieselbr)
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