Nova geração do Audi A4 Tera
4RS hibrido e esportivo elétrico com 475CV.
Os planos da Audi para a nova
geração do A4 estão claros: para 2023, o sedã intermediário da fabricante alemã
terá versões híbridas plug-in e um esportivo elétrico com tração nas quatro
rodas bem fiel ao conceito do atual RS4.
Após quase rebaixar o modelo
A4 para a plataforma MQB (utilizada pelo A3 e A3 sedã) para economizar quase
US$ 1.000.000, a Audi anunciou que continuará com a plataforma MLB. O novo A4
seguirá com carrocerias no estilo sedã e perua (Avant) em uma versão modificada
da plataforma.
Entre as alterações feitas na
plataforma está um novo design para o assoalho traseiro com o intuito de
acomodar a bateria de 14,4 kWh. É a mesma bateria utilizada nas versões plug-in
do Q5, A6 e A7. Mesmo sem muitos detalhes, a bateria atual tem autonomia para
72,2 quilômetros no ciclo WLTP.
O novo Audi A4 terá melhorias no motor a combustão, que será acompanhado de um motor com sistema híbrido leve ou pleno plug-in. Serão oferecidos layouts de tração dianteira ou tração nas quatro rodas.
A nova geração A4 da Audi deve ser lançada em 2023 na Europa Fernando Pires/Quatro Rodas
O motor de combustão que será
utilizado nos modelos de 2023 é a versão de quinta geração do EA888 2.0. Ele
foi apresentado pela primeira vez em 2008 e está passando por mudanças para
cumprir as demandas da regulação de emissão de poluentes Euro 7.
Ele será conectado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem com sete velocidades ou automática de oito velocidades com conversor de torque. A transmissão com seis marchas, utilizada atualmente, se tornará redundante para os planos da empresa.
Atualmente, o A4 corresponde a 20% das vendas anuais da Audi, o que deve fazer com que os modelos à combustão sejam produzidos até 2030.
O sucessor do RS4 manterá o
atual motor V6 2.9 biturbo, mas, com a adição do motor elétrico, a sua
capacidade irá ultrapassar os 450 cv e 61,2 kgfm do modelo que já está no
mercado.
Marcus Hoffmann, diretor de
desenvolvimento e pesquisa da Audi, afirmou que a marca está de olho nos
avanços do mercado. “Já temos módulos de eletrificação hoje, de híbridos leves
a híbridos plug-in – e estaremos nos concentrando ainda mais na eletrificação
dos carros que virão”, disse.
Além disso, a Audi está desenvolvendo o seu novo modelo elétrico, o A4 e-tron. O veículo, que deve concorrer com o Tesla Model 3 e o novo BMW i4, será baseado em uma nova plataforma da fabricante chamada Premium Platform Electric (PPE).
O sucessor do RS4 irá manter o motor atual, mas terá a adição do motor elétrico. Na imagem, o Audi RSA Avant.
A nova plataforma usada pelo
A4 E-tron será compartilhada com o Q6 E-tron, assim como uma versão elétrica da
segunda geração do Porsche Macan, ainda em desenvolvimento. Essa nova
arquitetura irá sustentar também o novo A6 e-tron.
De acordo com a britânica Autocar, o novo elétrico deve adotar um visual semelhante ao dos modelos A4 a combustão, mas será diferenciado por uma nova grade e outros detalhes no design para melhorar a aerodinâmica. Apesar de ainda não ser uma informação confirmada, a revista afirma que é provável que o carro tenha um layout com cinco portas no estilo liftback.
De acordo com a britânica Autocar, a traseira do A6 E-tron (na imagem) pode ser parecida com a do novo A4 elétrico.
Em 2024, o A4 e-tron será
vendido com motor simples e tração traseira ou com dois motores e tração nas
quatro rodas. A nova geração será coroada com uma versão RS, de alta
performance, com 475 cv e 81,5 kgfm.
Até 2025, a Audi busca
introduzir até 20 automóveis totalmente elétricos no mercado. Mesmo assim, com
o A4 atual contabilizando cerca de 20% das vendas anuais e globais da marca, a
fabricante alemã deve produzir o modelo movido à combustão até 2030, pelo
menos. (quatrorodas.abril)
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