quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Carruagem elétrica que substituirá charretes entra em testes em Poços de Caldas

Modelo de carruagem elétrica para substituir charretes entra em fase de testes em Poços de Caldas/MG.

Protótipo foi apresentado em 05/10/22 e vai passar por período de testes antes que passe a funcionar no lugar dos veículos com tração animal.
Modelo de carruagem elétrica começa a funcionar em fase de testes em Poços de Caldas.

O modelo de carruagem elétrica que deve substituir as charretes com tração animal em Poços de Caldas foi apresentado dia 05/10/22 em Poços de Caldas. O protótipo agora entra em fase de testes antes de passar a funcionar no lugar dos veículos com tração animal. A data prevista para a substituição era 04/10/22, mas a data foi prorrogada para reajuste do projeto.

Foram nove meses de trabalho pra chegar ao modelo de carruagem elétrica apresentado.

“Ela começou do zero. Fomos visitar fábricas de carruagens pelo Brasil, fomos correr atrás de motor elétrico para esse veículo, o que foi a parte mais difícil. Depois de achar esse motor elétrico, contratamos a carruagem, que fez todo o projeto. Esse projeto foi feito em três mãos, a carruagem, o tamanho, o pedaço, se adequando às peças que conseguimos comprar. É um modelo único, é a primeira carruagem elétrica, neste modelo, no Brasil”, destacou o gerente P&D DME, Anderson Muniz.

Além do Departamento de Eletricidade, que é responsável pelo projeto, duas instituições de ensino de Poços de Caldas também participaram da elaboração da carruagem.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=r19IO0JXT3s.

“Poços é, hoje, uma das principais cidades na mobilidade elétrica mineira, graças a esse projeto que trouxe recurso, permitiu formar mão de obra, conhecimento sobre o tema. Dentro deste projeto, temos também, a construção de tecnologias para carros elétricos. Neste momento, estamos pensando e falando em tecnologia, sustentabilidade e, agora, a questão de ampliar a discussão para outra área, que a de proteção ao animal”, disse o professor da PUC, Fabiano Costa Teixeira.

“Nós temos hoje o maior eletro posto público de Minas Gerais na FEPASA, que vai alimentar também essas charretes. Isso vai ao encontro deste novo passo tecnológico. Poços de Caldas, sem dúvidas, com esse contexto acadêmico local e essa proximidade com a sociedade está se destacando em nível nacional”, falou o diretor do campus do IF Sul de Minas em Poços de Calda, Felipe Coelho Neves.

A nova carruagem elétrica tem capacidade pra transportar até quatro turistas além do condutor. Ela pode ser carregada nos eletro postos da cidade. Estimasse que em 40 minutos carregue até 80%, sendo que a autonomia dela é de 50 km. Outra curiosidade é que ela não ultrapassa 30 km/h.

Em dezembro do ano passado, o prefeito afirmou que até 04/10/2022 acabaria com as charretes movidas por animais que seriam substituídas pelas carruagens. Um dia após a data prevista, no entanto, foi apresentado um exemplar pra funcionar em formato de teste.

Modelo de carruagem elétrica para substituir charretes entra em fase de testes em Poços de Caldas/MG.

“Entendemos que já nesta semana, ou na semana que vem, já esteja em funcionamento. Vamos ver alguém da própria associação dos charretistas que possa estar usando, é importante que eles se revezem e se acostumem com ele. É inédito em nosso país e acho que no mundo também. Agora vamos colocar em funcionamento, ver os defeitos que possam aparecer para que possamos corrigir. O mais importante é o protótipo o mais perfeito que possa ser, corrigindo todos os defeitos que possam existir, vai construir em série para ser implantado em nossa cidade”, explicou o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).

Para o presidente da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal, Francisco Carlos Rodrigues, as charretes tradicionais não deveriam acabar. Segundo ele, o grande atrativo para os turistas, são os animais.

“A charrete com animal é aceita pelas crianças, tem crianças que viajam 200 quilômetros para andar na charrete. Se colocar motorizado, com certeza, não vai ser aceito. A charrete é dia de semana, é final de semana, todo dia roda”, disse o presidente.

Não há previsão de quando as novas carruagens serão fabricadas. Para que a substituição das charretes tradicionais aconteça, de forma definitiva, uma lei que proíba que haja charretes movidas por animais precisa ser aprovada na Câmara. Esse projeto de lei foi encaminhado pelo executivo e segue em tramitação no legislativo, sem previsão ainda de quando será votado.

Protótipo de carruagem elétrica é apresentado pela prefeitura e deve substituir as charretes no futuro. ( g1)

Nenhum comentário: